Auxílio Estudantil

banner auxilio

O Programa Auxílio Estudantil atende estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em cursos oferecidos pelo IFSULDEMINAS nas modalidades: técnico integrado, subsequente e PROEJA e graduação (bacharelado, tecnólogo e licenciatura), visando à permanência e ao êxito no processo educativo bem como à autonomia do estudante; auxiliando-o com custeio referente à moradia, transporte, alimentação, entre outras despesas decorrentes de sua vida acadêmica.

Devido à limitação de recursos por parte do Governo Federal, o IFSULDEMINAS está adotando uma série de mudanças na oferta da assistência estudantil, bem como a revisão dos auxílios concedidos em 2018, adequando-se à realidade orçamentária e ao aumento da demanda pelo programa, em razão dos novos cursos abertos pelos campi e da consequente ampliação do número de vagas, além da política de cotas implantada pelo Instituto. Desta forma, novos critérios estão sendo adotados no processo de revisão dos auxílios, o que permitirá, mesmo com a redução de recursos, o atendimento do maior número possível de estudantes.

Edital de Revisão

botao auxilio pgmt rosa

Por conta desta reestruturação, em um primeiro momento, o IFSULDEMINAS está realizando as revisões dos auxílios concedidos nos anos de 2017 e 2018 (acesse o  Edital de Revisão 12/2019). Somente após concluir essa etapa, haverá condições de atender aos estudantes ingressantes em 2019, que, por enquanto, deverão aguardar a publicação de novos editais do programa.

Auxílio e Valores

A política de assistência estudantil é regulamentada por documentos institucionais, como instruções normativas, regulamentos e portarias.

- Instrução normativa nº 04 de 06 de dezembro de 2018 - Dispõe sobre as Políticas de Assistência Estudantil do IFSULDEMINAS e sobre o Regulamento dos Auxílios Estudantis.

Com as mudanças propostas, os auxílios não são mais identificados por modalidades (transporte, creche, material didático, moradia e alimentação). Agora, são classificados por faixas de valores:

Auxílio 1: R$ 100,00
Auxílio 2: R$ 200,00
Auxílio 3: R$ 350,00
Auxílio 4: R$ 650,00

O que é Programa Auxílio Estudantil?

O Programa Auxílio Estudantil, é regido pelos princípios gerais do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do Ministério da Educação descritos no Decreto 7234 de 19 de julho de 2010 e pelo Regulamento do Programa Auxílio Estudantil – Resolução 034 de 30 de abril de 2014.

Tem como objetivos:

- Assegurar aos estudantes, do IFSULDEMINAS, igualdade de oportunidade no exercício das atividades acadêmicas promovendo o acesso, a permanência e a conclusão de curso:

- Busca minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais, contribuindo para a promoção da inclusão social na Educação.

O programa é destinado aos estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que, portanto, necessitam dos auxílios para garantir a sua permanência na Instituição.

O valor do auxílio não necessariamente corresponde ao valor total das despesas do estudante, mas um valor que minimize seus gastos.

Quem pode participar?

Estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais e à Distância do IFSULDEMINAS, que apresentem a documentação exigida nos editais e que estejam em situação de vulnerabilidade social.

Como o estudante recebe o Auxílio Estudantil?

Através de depósito em conta bancária preferencialmente no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, de acordo com as modalidades de auxílios disponibilizadas em Edital.

Modalidades de Auxílios:

Auxílio Transporte –  Disponibiliza auxílio financeiro para custeio do deslocamento do estudante no trajeto domicílio – Instituição de ensino, para aqueles que comprovem situação de vulnerabilidade social.

Auxílio Moradia – Contribui com despesas referentes à moradia do estudante procedente de outros municípios.

Auxílio Alimentação – Oferece condições para o atendimento das necessidades de alimentação básica aos discentes do IFSULDEMINAS, de modo a contribuir para sua permanência e conclusão de curso nesta Instituição. O auxílio será disponibilizado aos discentes que não possuírem o direito de realizar suas refeições no Campus gratuitamente. O auxílio alimentação possui duas modalidades: uma delas pode ser repassada aos estudantes que saem do trabalho e vão direto para o Campus/aula, ou que são de outra cidade e se deslocam todos os dias da cidade para a escola; e a outra modalidade é prioritariamente para aqueles estudantes que não residem com a família, ou seja, que residem em repúblicas, pensões e similares.

Auxílio Material Didático-pedagógico – Visa atender os discentes que necessitam de apoio para materiais didáticos específicos do seu curso através de concessão de auxílio financeiro para compra de material didático-pedagógico.

Auxílio Creche – Auxílio financeiro mensal que tem por objetivo custear parte das despesas dos discentes em situação de vulnerabilidade socieconômica no cuidado de seus dependentes em idade pré-escolar (de zero à seis anos incompletos), durante o período de aula.

Como participar do Programa?

Para realizar a Inscrição no Programa Auxílio Estudantil, é necessário que o estudante entre no site http://auxilioestudantil.ifsuldeminas.edu.br/ e faça o cadastro no Sistema de Auxílio Estudantil. É por meio deste cadastro no Sistema do Auxílio Estudantil que o candidato terá acesso aos Editais Abertos. É necessário atender todos os requisitos do Edital e possuir conta bancária em seu próprio nome no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.

Contato:

Avenida Maria da Conceição Santos nº 900, Bairro Parque Real, CEP: 37560-260 - Pouso Alegre/MG - Fone: (35)3427-6613
Endereço de Correspondência: Cx Postal 145 / CEP 37550-970