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Saúde e Qualidade de Vida

A Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho no IFSULDEMINAS orienta-se pelos seguintes princípios:

I- Valorização do ser humano como protagonista do processo laboral, conduzindo a um ambiente de bem-estar e ao êxito institucional;

II- Ambiente seguro e com boas condições, que não coloque riscos à saúde dos trabalhadores;

III- Promoção de um ambiente laboral atento às demandas de saúde dos trabalhadores, a partir de uma compreensão do ser humano de forma integral, além do seu ambiente de trabalho;

IV- Valorização e reconhecimento das contribuições dos trabalhadores no cumprimento da função social da instituição;

V- Desenvolvimento e crescimento profissional, pautados por critérios transparentes, justos e alinhados com a função social da Instituição;

VI- Transparência na comunicação dentro da comunidade institucional;

VII- Interação entre os trabalhadores e as unidades administrativas;

VIII- Realização profissional dos trabalhadores;

IX- Aprimoramento permanente das relações socioprofissionais proporcionando participação, respeito e cooperação;

X- Organização do trabalho como fonte de bem-estar, através do equilíbrio nas distribuições de responsabilidades;

XI- Qualidade de Vida no Trabalho como uma responsabilidade institucional contínua e tarefa de todos os trabalhadores.

Membros da Comissão:

Representante Titular/Presidente Eliane Silva Ribeiro
Representante Titular/Vice-presidente Silas Santana Nogueira
Representante Titular/Secretária   Gissele Bonafé Costa de Abreu
Representante Titular Maria Elizabeti da Silva Bernardo
Representante Titular Luiz Frederico Motta
Representante Suplente Xenia Souza Araújo 
Representante Suplente Rosana Rovaris Zanotti
Representante Suplente Luciana Simionatto Guinesi
Representante Suplente Júlio Cesar Domingos Pereira
Representante Suplente Jociana Brognerotto de Almeida

 

São atribuições das comissões:

I – Contribuir com a gestão, observando as condições organizacionais de trabalho que possam comprometer a saúde do trabalhador.

II – Colaborar no desenvolvimento e implementação de projetos relacionados à qualidade de vida e saúde no trabalho;

III – Estimular estratégias que permitam o debate dos problemas relacionados à qualidade de vida e à saúde do trabalhador; 

IV – Negociar com a gestão de cada unidade e estabelecer Termo de Compromisso de Melhoria das Condições de Trabalho com prazo para a implementação das devidas modificações, assinado pela direção da unidade e pela comissão;

V – Acompanhar a execução das medidas preventivas e corretivas até a sua total implementação;

VI – Promover a divulgação de orientações para melhorias da qualidade de vida e saúde do trabalhador;

VII – Articular os setores para a promoção de eventos, cursos e treinamentos com o objetivo de estimular o interesse dos trabalhadores em matérias relativas à
qualidade de vida e saúde no trabalho;

VIII – Participar de campanhas de promoção da saúde e prevenção de doenças;

IX – Quando, em qualquer unidade, ocorrer a necessidade de instalação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), por parte das empresas terceirizadas, de acordo com a NR-5 (Portaria nº 3.214/78), a equipe de promoção da saúde deverá se responsabilizar pelo processo de constituição e supervisão dos trabalhos desta.

REGIMENTO INTERNO

PORTARIA Nº 91 de 23 DE MAIO 2019 - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

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