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Setor de Registros Acadêmicos

Secretaria de Registros Acadêmicos:

>>>> Tônia Amanda Paz dos Santos

telefone : (35) 3427-6612

Email groen : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. /                  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

relogio : Horário de funcionamento do setor

 

Atribuições:

O Setor de Registros Acadêmicos - SRA do Campus Pouso Alegre tem como principal função organizar e manter informações referentes à vida escolar dos discentes. É o setor responsável pela expedição de documentos diversos, mediante requerimentos próprios para cada fim, tais como: declarações, certificados, históricos, diplomas, entre outros.

 

PRAZO PARA EMISSÃO DE DOCUMENTOS

 

Certificados da Pós-graduação 120 dias
Declarações  03 dias úteis
Diplomas 120 dias
Históricos 30 dias
Planos de Ensino/Conteúdo Programático 30 dias

 

 FORMULÁRIOS E ORIENTAÇÕES

 

REMATRICULA

REMATRÍCULA  

Para que serve:  Aplica-se a todos os alunos que desejam dar continuidade ao curso. Deve ser realizada todo semestre para os cursos semestrais e anualmente para os alunos de curso integrado. 
Prazo para entrega:  Estipulado no calendário letivo do ano em curso. 
Check list: 1) Preencher formulário on line. 
Formulário: 

 Graduação/ Pós-Graduação/ Técnicos Subsequentes: https://forms.gle/6tb5FBRJuJkBtXTbA

 

figura1

REMATRÍCULA FORA DO PRAZO

Para que serve:

Aplica-se a todos os alunos que deixaram de efetuar a rematrícula no prazo estipulado no calendário acadêmico. Os pedidos passarão por análise da Coordenação de Curso.

Check list: 1) Formulário preenchido.
Formulário: REQUERIMENTO DE REMATRÍCULA FORA DO PRAZO

 

 cancelamento

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

Para que serve: Aplica-se quando o aluno deseja desligar definitivamente da Instituição.
Prazo para entrega: Não há, pode-se entregar ao longo do ano.
Check list: 1) Formulário preenchido;
2) Parecer no formulário de regularidade com a biblioteca do Campus Pouso Alegre.
Formulário: CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

 

DISPENSA

DISPENSA DE DISCIPLINA

Para que serve: Aplica-se quando o aluno já cursou e foi aprovado na disciplina ou equivalente.
Prazo para entrega: Estipulado no calendário letivo do ano em curso.
Check list:

1) Formulário preenchido;
2) Conteúdo programático da disciplina (original ou cópia autenticada);
3) Histórico escolar (original ou cópia autenticada).

Formulário: DISPENSA DE DISCIPLINA

 

MATRICULA DEPENDENCIA

MATRÍCULA DE DEPENDÊNCIA

Para que serve: Aplica-se quando o aluno necessita cursar a disciplina que foi reprovado.
Prazo para entrega: Estipulado no calendário letivo do ano em curso.
Check list: 1) Formulário preenchido. (OBS: Para cada disciplina será necessário preencher um formulário)
Formulários:

 Matrícula em dependência ou adiantamento de disciplina

 

EXERCICIOS DOMICILARES

EXERCÍCIOS DOMICILIARES

Para que serve:   Aplica-se quando o aluno encontra-se incapacitado de frequentar as aulas por motivo de saúde, conforme Resolução 118/2016. O deferimento fica a cargo do Coordenador do Curso.
Prazo para entrega:  Imediato, isto é, a partir do primeiro dia de afastamento. 
Check list: 

1) Formulário preenchido;
2) Atestado contendo carimbo, assinatura do médico e período de afastamento.

 
Formulário:  EXERCÍCIOS DOMICILIARES

 

SEGUNDA CHAMADA

SEGUNDA CHAMADA DE PROVA

Para que serve:  Aplica-se quando o aluno encontra-se incapacitado de realizar prova por motivo de saúde ou de trabalho (desde que o aluno esteja a serviço fora dos horários regulares de aulas da/s disciplina/s em questão)
Prazo para entrega:  48 horas a contar do último dia do afastamento. Por exemplo, o último dia do afastamento ocorreu em 07/05, então, o prazo para entrega do formulário é até o dia 09/05 às 22:30. Obs.: Se o último dia ocorrer em fim de semana ou feriado, prorroga-se para o primeiro dia útil seguinte.
Check list: 

1) Formulário preenchido;
2) Atestado contendo carimbo, assinatura do médico, código CID e período de afastamento. (Em caso de motivo de trabalho, desde que fora do horário regular das aulas da/s disciplina/s em questão, aceita-se declaração emitida pela empresa, em papel timbrado, com data, período do afastamento e assinatura do responsável pela emissão do documento)

RESOLUÇÃO Nº 069/2017, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2017.

 
Formulário:  SEGUNDA CHAMADA DE PROVA

 

TRACAMENTO DE MATRICULA

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA 

Para que serve:  Aplica-se quando o aluno, após concluído o 1º semestre do ano letivo, deseja trancar a matrícula, sem perder o vínculo com a Instituição, podendo a ela retornar, devendo fazer rematrícula ou um novo semestre de trancamento. Para os cursos de Engenharia, o estudante poderá trancar sua matrícula por 03 semestres letivos. Para as licenciaturas poderá trancar 02 semestres letivos. Para os cursos subsequentes poderá trancar 02 semestres letivos, conforme as resoluções 073/2015 e 069/2017.
Prazo para entrega: Estipulado no calendário letivo do ano em curso (prazo até 30 dias após o primeiro dia de aula do semestre). 
Check list:  1) Formulário preenchido. 
Formulário:  TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

 

DIPLOMA

DIPLOMA DE GRADUAÇÃO  

Para que serve:  Aplica-se quando o aluno, após concluído o curso de graduação e cumpridos todos os requisitos exigidos (estágio + regularidade com a biblioteca + aprovação em todas disciplinas obrigatórias + ata de conclusão de curso assinada pelo coordenador), deseja obter o seu diploma. 
Prazo para entrega:  Não há, pode-se solicitar ao longo do ano. 
Check list: 

1) Formulário preenchido;
2) Certidão de quitação eleitoral atualizada;
3) Parecer no formulário de regularidade com a biblioteca do Campus Pouso Alegre.

 
Formulário:  DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 

 

CERTIFICADO DE COMCLUSAO

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO  

Para que serve:  Aplica-se quando o aluno, após concluído o curso de pós-graduação e cumpridas todas as exigências, deseja obter o seu certificado. 
Prazo para entrega:  Não há, pode-se solicitar ao longo do ano.
Check list:

1) Formulário preenchido;
2) Cópia do diploma de graduação;
3) Cópia do histórico do curso de graduação;
4) Certidão de quitação eleitoral atualizada;
5) Parecer no formulário de regularidade com a biblioteca do Campus Pouso Alegre.

 
Formulário:  CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

 TRANCAMENTO DISCIPLINA

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA POR DISCIPLINA  

Para que serve:  Aplica-se quando o aluno deseja trancar a disciplina, respeitando o limite de 50% das disciplinas regulares do seu período, oferecidas durante o semestre ou ano. 
Prazo para entrega:  Até 30 (trinta) dias após o início do semestre letivo. 
Check list:  1) Formulário preenchido. 
Formulário:  TRANCAMENTO DE MATRÍCULA POR DISCIPLINA

 

REVISAO DE NOTAS

 REVISÃO DE NOTAS 

Para que serve:  Aplica-se quando o aluno deseja que a nota de sua avaliação seja revista. 
Prazo para entrega:  48 horas após a divulgação da nota. 
Check list: 

1) Formulário preenchido;
2) Cópia da avaliação.

 
Formulário:  REVISÃO DE NOTAS 

 

 COLACAO DE GRAU

COLAÇÃO DE GRAU EXTRAORDINÁRIA  

Para que serve:  Aplica-se ao aluno que, por motivo devidamente justificado, não pode comparecer na cerimônia de colação de grau agendada previamente para a sua turma, ao final do curso ou para aluno que antecipa conclusão de curso, desde que apresente autorização para tal.
Prazo para entrega:  no mínimo, 15 dias de antecedência da finalização do curso (para os casos de antecipação).
Check list:

1)Formulário Preenchido

2) Parecer  de regularidade com a biblioteca do Campus Pouso Alegre e com o Setor de Estágio, carimbo e assinatura dos atendentes destes setores (no formulário).

 
Formulário:  COLAÇÃO DE GRAU EXTRAORDINÁRIA  

 

 MATRICULA ISOLADA

MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA/ELETIVA/OPTATIVA

Para que serve:


A disciplina isolada aplica-se a estudantes não regulares nos cursos de graduação obedecidas as disposições legais e normativas do IFSULDEMINAS.
A disciplina eletiva é de escolha de aluno regular e pode ser disciplina regular em outros cursos de graduação, disciplinas não regulares que atendem a demandas específicas e disciplinas regularmente oferecidas em outras Instituições de Ensino Superior no Brasil ou Exterior.
A disciplina optativa é de escolha de estudante regular e faz parte de um grupo de disciplinas previstas no PPC do curso e que visam à diversificação das trajetórias acadêmicas.
OBS.: Para mais informações, acessar a Resolução nº 069/2017 do Conselho Superior do IFSULDEMINAS.

Prazo para entrega: Estipulado no calendário letivo do ano em curso.
Check list: 1) Formulário preenchido.
Formulário: MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA/ELETIVA/OPTATIVA



figura1

REMATRÍCULA FORA DO PRAZO

Para que serve:

Aplica-se a todos os alunos que deixaram de efetuar a rematrícula no prazo estipulado no calendário acadêmico. Os pedidos passarão por análise da Coordenação de Curso.

Check list: 1) Formulário preenchido.
Formulário: REQUERIMENTO DE REMATRÍCULA
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