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SETOR DE REGISTROS ACADÊMICOS

 

O Setor de Registros Acadêmicos - SRA do Campus Pouso Alegre tem como principal função organizar e manter informações referentes à vida escolar dos discentes. É o setor responsável pela expedição de documentos diversos, mediante requerimentos próprios para cada fim, tais como: declarações, certificados, históricos, diplomas, entre outros.

Horário de Funcionamento: Das 7h20 às 22h30.

PRAZO PARA EMISSÃO DE DOCUMENTOS

 

Certificados e Históricos 15 dias úteis
Declarações e Atestados 03 dias úteis
Diploma Até 06 meses
Guia de Transferência 30 dias

 

 FORMULÁRIOS E ORIENTAÇÕES

 

figura1

REMATRÍCULA FORA DO PRAZO

Para que serve:

Aplica-se a todos os alunos que deixaram de efetuar a rematrícula no prazo estipulado no calendário acadêmico. Os pedidos passarão por análise da Coordenação de Curso.

Check list: 1) Formulário preenchido.
Formulário: REQUERIMENTO DE REMATRÍCULA FORA DO PRAZO

 

REMATRICULA

REMATRÍCULA  

Para que serve:  Aplica-se a todos os alunos que desejam dar continuidade ao curso. Deve ser realizada todo semestre para os cursos semestrais e anualmente para os alunos de curso integrado. 
Prazo para entrega:  Estipulado no calendário letivo do ano em curso. 
Check list: 1) Preencher formulário on line. 
Formulário:  REMATRÍCULA REMATRÍCULA 

 

 cancelamento

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

Para que serve: Aplica-se quando o aluno deseja desligar definitivamente da Instituição.
Prazo para entrega: Não há, pode-se entregar ao longo do ano.
Check list: 1) Formulário preenchido;
2) Parecer no formulário de regularidade com a biblioteca do Campus Pouso Alegre.
Formulário: CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

 

DISPENSA

DISPENSA DE DISCIPLINA

Para que serve: Aplica-se quando o aluno já cursou e foi aprovado na disciplina ou equivalente.
Prazo para entrega: Estipulado no calendário letivo do ano em curso.
Check list:

1) Formulário preenchido;
2) Conteúdo programático da disciplina (original ou cópia autenticada);
3) Histórico escolar (original ou cópia autenticada).

Formulário: DISPENSA DE DISCIPLINA

 

MATRICULA DEPENDENCIA

MATRÍCULA DE DEPENDÊNCIA

Para que serve: Aplica-se quando o aluno necessita cursar a disciplina que foi reprovado.
Prazo para entrega: Estipulado no calendário letivo do ano em curso.
Check list: 1) Formulário preenchido.
Formulários:

ADMINISTRAÇÃO
EDIFICAÇÕES
ENGENHARIA CIVIL
ENGENHARIA QUÍMICA
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
PÓS EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
PÓS SEGURANÇA DO TRABALHO
QUÍMICA SUBSEQUENTE
SEGURANÇA DO TRABALHO SUBSEQUENTE

 

EXERCICIOS DOMICILARES

EXERCÍCIOS DOMICILIARES

Para que serve:   Aplica-se quando o aluno encontra-se incapacitado de frequentar as aulas por motivo de saúde, conforme Resolução 118/2016. O deferimento fica a cargo do Coordenador do Curso.
Prazo para entrega:  Imediato, isto é, a partir do primeiro dia de afastamento. 
Check list: 

1) Formulário preenchido;
2) Atestado contendo carimbo, assinatura do médico e período de afastamento.

 
Formulário:  EXERCÍCIOS DOMICILIARES

 

SEGUNDA CHAMADA

SEGUNDA CHAMADA DE PROVA

Para que serve:  Aplica-se quando o aluno encontra-se incapacitado de realizar prova por motivo de saúde ou de trabalho (documento oficial da empresa, com carimbo e CNPJ). 
Prazo para entrega:  48 horas a contar do último dia do afastamento. Por exemplo, o último dia do afastamento ocorreu em 07/05, então, o prazo para entrega do fomulário é até o dia 09/05 às 22:30. Obs.: Se o último dia ocorrer em fim de semana ou feriado, prorroga-se para o primeiro dia útil seguinte. 
Check list: 

1) Formulário preenchido;
2) Atestado contendo carimbo, assinatura do médico e período de afastamento.

 
Formulário:  SEGUNDA CHAMADA DE PROVA

 

TRACAMENTO DE MATRICULA

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA 

Para que serve:  Aplica-se quando o aluno, após concluído o 1º semestre do ano letivo, deseja trancar a matrícula, sem perder o vínculo com a Instituição, podendo a ela retornar, devendo fazer rematrícula ou um novo semestre de trancamento. Para os cursos de Engenharia, o estudante poderá trancar sua matrícula por 03 semestres letivos. Para as licenciaturas poderá trancar 02 semestres letivos. Para os cursos subsequentes poderá trancar 02 semestres letivos, conforme as resoluções 073/2015 e 069/2017.
Prazo para entrega: Estipulado no calendário letivo do ano em curso (prazo até 30 dias após o primeiro dia de aula do semestre). 
Check list:  1) Formulário preenchido. 
Formulário:  TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

 

DIPLOMA

DIPLOMA DE GRADUAÇÃO  

Para que serve:  Aplica-se quando o aluno, após concluído o curso de graduação e cumpridos todos os requisitos exigidos (estágio + regularidade com a biblioteca + aprovação em todas disciplinas obrigatórias + ata de conclusão de curso assinada pelo coordenador), deseja obter o seu diploma. 
Prazo para entrega:  Não há, pode-se solicitar ao longo do ano. 
Check list: 

1) Formulário preenchido;
2) Certidão de quitação eleitoral atualizada;
3) Parecer no formulário de regularidade com a biblioteca do Campus Pouso Alegre.

 
Formulário:  DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 

 

CERTIFICADO DE COMCLUSAO

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO  

Para que serve:  Aplica-se quando o aluno, após concluído o curso de pós-graduação e cumpridas todas as exigências, deseja obter o seu certificado. 
Prazo para entrega:  Não há, pode-se solicitar ao longo do ano.
Check list:

1) Formulário preenchido;
2) Cópia do diploma de graduação;
3) Cópia do histórico do curso de graduação;
4) Certidão de quitação eleitoral atualizada;
5) Parecer no formulário de regularidade com a biblioteca do Campus Pouso Alegre.

 
Formulário:  CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

 TRANCAMENTO DISCIPLINA

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA POR DISCIPLINA  

Para que serve:  Aplica-se quando o aluno deseja trancar a disciplina, respeitando o limite de 50% das disciplinas regulares do seu período, oferecidas durante o semestre ou ano. 
Prazo para entrega:  Até 30 (trinta) dias após o início do semestre letivo. 
Check list:  1) Formulário preenchido. 
Formulário:  TRANCAMENTO DE MATRÍCULA POR DISCIPLINA

 

REVISAO DE NOTAS

 REVISÃO DE NOTAS 

Para que serve:  Aplica-se quando o aluno deseja que a nota de sua avaliação seja revista. 
Prazo para entrega:  48 horas após a divulgação da nota. 
Check list: 

1) Formulário preenchido;
2) Cópia da avaliação.

 
Formulário:  REVISÃO DE NOTAS 

 

 COLACAO DE GRAU

COLAÇÃO DE GRAU EXTRAORDINÁRIA  

Para que serve:  Aplica-se quando o aluno, por motivo devidamente justificado, não pode comparecer na colação de grau agendada previamente para a sua turma. 
Prazo para entrega:  Não há, pode-se solicitar ao longo do ano. 
Check list:

1) Formulário preenchido;
2) Parecer no formulário de regularidade com a biblioteca do Campus Pouso Alegre.

 
Formulário:  COLAÇÃO DE GRAU EXTRAORDINÁRIA  

 

 MATRICULA ISOLADA

MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA/ELETIVA/OPTATIVA

Para que serve:


A disciplina isolada aplica-se a estudantes não regulares nos cursos de graduação obedecidas as disposições legais e normativas do IFSULDEMINAS.
A disciplina eletiva é de escolha de aluno regular e pode ser disciplina regular em outros cursos de graduação, disciplinas não regulares que atendem a demandas específicas e disciplinas regularmente oferecidas em outras Instituições de Ensino Superior no Brasil ou Exterior.
A disciplina optativa é de escolha de estudante regular e faz parte de um grupo de disciplinas previstas no PPC do curso e que visam à diversificação das trajetórias acadêmicas.
OBS.: Para mais informações, acessar a Resolução nº 069/2017 do Conselho Superior do IFSULDEMINAS.

Prazo para entrega: Estipulado no calendário letivo do ano em curso.
Check list: 1) Formulário preenchido.
Formulário: MATRÍCULA EM DISCIPLINA ISOLADA/ELETIVA/OPTATIVA



figura1

REMATRÍCULA FORA DO PRAZO

Para que serve:

Aplica-se a todos os alunos que deixaram de efetuar a rematrícula no prazo estipulado no calendário acadêmico. Os pedidos passarão por análise da Coordenação de Curso.

Check list: 1) Formulário preenchido.
Formulário: REQUERIMENTO DE REMATRÍCULA
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