Dupla Diplomação
IFSULDEMINAS assina termo de cooperação com o IPG de Portugal
Termo de Cooperação entre o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), estabelece a implementação do Programa Acadêmico de Dupla Diplomação na área de Engenharia Civil, curso ofertado Campus Pouso Alegre. A assinatura aconteceu nesta segunda-feira, 28, na cidade da Guarda em Portugal, com a presença do reitor do IFSULDEMINAS, Profº Marcelo Bregagnoli e do diretor do Campus Pouso Alegre, Profº Marcelo Bottazzini e do presidente do IPG, Profº Constantino Mendes Rei e do coordenador do Curso de Licenciatura em Engenharia Civil do IPG, Profº José Carlos Almeida.
Com a formalização do acordo, o aluno do Curso de Engenharia Civil do campus Pouso Alegre, a partir do quinto ano, poderá se inscrever no programa de dupla diplomação. Com mais seis meses no IGP ele receberá o título de Licenciado em Engenharia Civil, e com mais um ano ele receberá o título de Mestre em Construções Civis.
Já o aluno do Curso de Licenciatura em Engenharia Civil do IGP, a partir do terceiro ano poderá se inscrever no programa de dupla diplomação. Com mais um ano e meio no IFSULDEMINAS – campus Pouso Alegre ele receberá o título de Bacharel em Engenharia Civil.
“É importante destacar que o Diploma recebido pelo aluno do IFSULDEMINAS – campus Pouso Alegre, em Portugal, abrirá as portas para a Europa, tanto para o desempenho profissional naquele continente, quanto para aprofundamento de eventuais estudos, pois, enormes barreiras para reconhecimento de títulos no exterior serão efetivamente transpostas”, explicou Bottazzini.
Sobre o Termo de Cooperação
O convênio estabelece os procedimentos a serem obedecidos pelas instituições no Programa de Dupla Diplomação entre o Curso de Licenciatura em Engenharia Civil e Mestrado de Construções Civis (IPG) e o Curso de Bacharelado em Engenharia Civil (IFSULDEMINAS).
O Objetivo dessa parceria é estabelecer a cooperação e a colaboração com vista ao desenvolvimento científico, tecnológico e cultural de ambas as instituições, bem como a aplicação prática do conhecimento em favor da sociedade.
Os projetos de dupla diplomação se fundamentam no reconhecimento recíproco de ambas as instituições e das suas formações, com o objetivo de complementar o currículo acadêmico e o compartilhamento de informações de forma diferenciada. Na instituição de acolhimento os estudantes obterão conhecimentos complementares à sua formação justificando a atribuição do grau de dupla competência.
Texto: Professor Marcelo Bottazzini
Revisão: Ascom Campus Pouso Alegre
28/05/2018