Página inicial > Notícias > Permanência na EJA

Permanência na EJA

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2024, 17h02 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 17h03

Finalizado o Plano Estratégico de Permanência e Êxito do projeto EJA-EPT

O objetivo é ampliar as condições de permanência e êxito dos estudantes, contribuindo para a promoção da equidade na aquisição e construção de conhecimentos, bem como oferecer ferramentas que auxiliem no enfrentamento à evasão dos estudantes em seu processo de ensino- prendizagem nos cursos oferecidos pelo Programa EJA Integrada à EPT.

Atualmente a evasão escolar em todos os níveis de escolaridade se apresenta como um problema que aumenta cada vez mais e afeta principalmente as escolas públicas. O aumento dos índices de evasão escolar está intimamente ligado à necessidade que os jovens possuem de trabalhar e contribuir com a renda da família, o que consequentemente ocasiona o aumento do abandono dos adolescentes das salas de aula.

Dados do Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que os indicadores de repetência e evasão da educação básica referentes a 2020 - 2021 atingem , com maior vigor , as populações mais vulneráveis. No ensino médio, as escolas urbanas têm uma taxa de repetência de 3,9%. Quanto à evasão nessa etapa de ensino, a taxa do público masculino é maior , com 7,3% , enquanto a d o feminino é de 4,5%.

Outro ponto que a pesquisa estatística revela é que há uma prevalência de jovens na educação de jovens e adultos (EJA), fruto da migração dos estudante s com histórico de retenção do ensino regular para essa modalidade . Segundo dados do Censo Escolar , de 2020 a 2021, a taxa de migração para a EJA no 1º e no 2º ano do ensino médio é de 1,6% , enquanto , no 3º ano , é de 0,4%.

Diante deste cenário, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre tem empenhado esforços na execução do projeto ‘Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica’, com ofertas de cursos profissionalizantes para alunos do ensino médio da EJA, nas modalidades presencial e EaD. Serão 10 cursos, com início no segundo semestre de 2024. A expectativa é de que estes cursos sejam um diferencial na vida do estudante da EJA que concluirá a educação básica e um curso técnico simultâneos.

O trabalho dos integrantes do projeto EJA-EPT vai além. Foi criada uma equipe específica para a criação de um Plano Estratégico de Permanência e Êxito. O grupo se debruçou sobre os estudos da evasão escolar e, posteriormente criou estratégias para auxiliar na retenção dos alunos da EJA até o final dos estudos.

Rede de apoio

Com o propósito de acompanhar e assessorar de forma mais próxima, efetiva e contínua o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, o Programa EJA Integrada à EPT prevê a composição de uma rede de apoio formada por profissionais de diversas áreas, inclusive por meio de acordos firmados com as instituições parceiras. Esses profissionais, em atuação conjunta e multidisciplinar, buscarão promover a permanência profícua do estudante e o seu pleno êxito no curso escolhido. Estes profissionais são:

• Professor Formador: ministrará o curso.
  • Professor Mediador: tutor EaD.
  • Apoio Técnico: Orientador Educacional, Coordenador Pedagógico, Supervisor Pedagógico, Psicólogo Escolar, Assistente Social, Intérprete Tradutor de Libras, Auxiliar Pedagógico, Apoio às Atividades Administrativas e Pedagógicas, Profissionais das Instituições Parceiras.

Esses profissionais, dentro das especificidades de cada cargo, atuarão:

• no acolhimento dos estudantes e das suas dificuldades, a fim de prover a orientação necessária sobre os direitos e deveres na realização do curso;
  • nos atendimentos individuais e/ou coletivos, para proporcionar a construção de espaços de escuta qualificada e suporte;
  • no acolhimento e atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • na identificação de questões sociais, emocionais, econômicas, familiares e pedagógicas que impactam no processo de ensino e aprendizagem, a fim de efetuar encaminhamentos aos serviços da rede municipal local, quando necessário;
  • no suporte pedagógico, ao orientar professores, tutores e representantes das instituições parceiras sobre as particularidades do trabalho na EJA Integrada à EPT;
  • na orientação e formação em serviço, garantindo práticas pedagógicas alinhadas com as necessidades do público profissionalizante;
  • na promoção da qualidade da experiência de aprendizagem dos estudantes na plataforma Moodle, por meio do apoio ativo a professores e estudantes;
  • no feedback coletivo e individualizado aos estudantes;
  • no diálogo sobre as normas institucionais, com base em uma articulação dinâmica que prima pelo estabelecimento de relações afetivas e motivacionais;
  • na participação de reuniões para contribuir com a construção de melhorias contínuas do Programa, entre outras.

*** O Plano está em fase de diagramação e será disponibilizado em breve.

Projeto EJA-EPT