Página inicial > Notícias > Semana CT&I 2022

Semana CT&I 2022

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 15h26 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 15h27

Programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação traz palestras, oficinas, minicursos e apresentações culturais

Os dias 21 e 22 de novembro terão uma programação especial no IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. É quando ocorrerá a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, com atividades para a comunidade interna e, aberta ao público externo pela manhã, tarde e noite.

A abertura acontecerá na próxima segunda-feira, às 8h, no auditório do Campus.

CLIQUE AQUI e acesse a Programação completa

Todos os participantes terão direito à certificação. Para requerer os certificados é necessário preencher o link de Inscrições Gerais da Semana de SCT&I do Campus Pouso Alegre no seguinte link:  https://forms.gle/YGLizxLitXBn8AW27.

Sobre o evento:

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004. É um evento anual que permite debater, estimular e realizar atividades de popularização da Ciência, Tecnologia & Inovação - CT&I, e desenvolver a cultura científica nas escolas, institutos, universidades, comunidades, museus, instituições científico-culturais e locais públicos, em todo o Brasil. Esse ano, o tema escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) foi o “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Em consonância a essas atividades, a SC&T do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre possui como meta mobilizar os discentes, em torno de temas e atividades de CT&I, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Segundo o coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus, professor Alexandre Tomé, é um evento de efeito multiplicador muito forte, e não se trata somente de uma política pública de amplo espectro, mas sobretudo de um compromisso de inclusão social.

“A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência, da tecnologia e da inovação no dia a dia de todos os cidadãos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a comunidade conhecer e discutir os resultados, a relevância e seus impactos no ensino, na pesquisa e na extensão de forma geral”, explica.

Objetivos:

- Promover eventos e ações de divulgação e popularização da ciência que estimulem a curiosidade, o caráter inquiridor e o pensamento crítico aos cidadãos;

- Promover ações abrangentes de divulgação e socialização do conhecimento científico, não apenas originários de estudos e pesquisas acadêmicas, mas dos saberes e fazeres da comunidade;

- Estimular a livre circulação e apropriação do conhecimento em todas as camadas da comunidade, em especial aquelas socialmente vulneráveis;

- Estimular a realização de atividades e de produção de material para divulgação junto aos discentes;

- Promover ações e programas participativos, plenamente acessíveis, que visem à ampliação da abrangência, da circulação e da multiplicação de atividades institucionais de divulgação e popularização da ciência;

- Valorizar eventos científico, tecnológicos, de inovação e culturais e suas ações de divulgação e popularização da ciência, que estimulem práticas interdisciplinares ou transdisciplinares como: palestras, cursos, oficinas, mostras, exposições, festivais, concursos, desafios, atividades que conectem arte e ciência-tecnologia-inovação e outras ações de divulgação para o público em geral ou setores específicos.

Inserir um título 4