Página inicial > Notícias > Semana CTI – 2º dia

Semana CTI – 2º dia

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 16h33 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 16h34

Apresentação de trabalhos e um bate papo sobre profissões marcam o último dia da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

Semana CTC dia 2 6No segundo e último dia da Semana de CTI, os participantes tiveram a oportunidade de conversar com profissionais da Univás sobre as oportunidades de profissões disponíveis no mercado com formação pela universidade. Em seguida, alunos dos cursos integrados do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, apresentaram trabalhos desenvolvidos dentro do Projeto Integrador.

Entre os diversos temas apresentados, alguns grupos desenvolveram produtos com base na sustentabilidade. Foi o caso do EcoPowel, um protótipo de captação de energia solar para a geração de energia elétrica e a consequente conversão em bateria eletrônica. “Por se tratar de um recurso limpo e infinito, acredito que seja um recurso importante na preservação do meio ambiente por não causar nenhum tipo de poluição”, explicou Júlia Ramos, aluna do 3º EDF e integrante do EcoPowel.

Outro projeto com foco na sustentabilidade é o Yorfit, um yogurte saudável, em dois sabores: mel e café, destinado, sobretudo, Semana CTC dia 2 30 ao público fitness. “Nossa ideia é de uma embalagem mais sustentável, reutilizável. Sabemos que isso gera um custo maior, mas é por uma boa causa. E quando uma pessoa vê que determinado produto presa pela sustentabilidade, a empresa passa a ter um diferencial, o que reverte positivamente para a imagem dela”, contou Isabelly de Paula Oliveira, 3º ADM.

Para a coordenadora de Ensino do Campus, Jociana Brognerotto de Almeida, a participação dos alunos em um evento como a Semana de CTI é uma oportunidade única. “Eles estão sendo inseridos na pesquisa, estão tendo iniciativa para desenvolver um trabalho que muitas vezes se resume à sala de aula. E na apresentação eles trabalham outras questões como a postura, a desenvoltura na apresentação do trabalho e a escrita, o que contribui muito para a formação profissional desse estudante”.

No período da tarde aconteceram palestras, oficinas e minicursos, além da apresentação da peça de teatro “O Fantasminha Pluft”.

IFULDEMINAS – Campus Pouso Alegre