
INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO
07/02/2025 - Por: William SanchesGestores e coordenadores do Projeto Eja-EPT do IFSULDEMINAS -
Campus Pouso Alegre, se reuniram, no último dia 5 de fevereiro, para discutir o tema gestão do
conhecimento. O projeto oferece 7 mil vagas de ensino profissionalizante a estudantes da EJA
tradicional. A reunião foi liderada pelo professor Vitor da Silva Palácios, servidor público da
UNESP, com 18 anos de experiência acadêmica e administrativa. A reunião contou ainda com a
intermediação do Gestor de Pessoas, Henrique Fernandes Pereira.
Entre as novidades está a criação de um Formulário de Mapeamento de Processos do IFSULDEMINAS -
Campus Pouso Alegre, uma ferramenta estruturada para coletar informações detalhadas sobre os
processos institucionais. Este instrumento, a partir da metodologia 5W1H (What, Why, Who, Where,
When, How), visa identificar e documentar os elementos essenciais de cada processo, servindo
como base para o registro do conhecimento e a modelagem dos fluxos de trabalho.
Participaram da reunião, a diretora Célia Beatriz de Paiva, professores e equipe de apoio do
CMEJA e, representando o Campus, o gestor de Comunicação, Evandro Moreira da Silva, o
coordenador de Marketing, Thiago Alves e o social mídia, Rafael Garcia.
Objetivos
- Desenvolver e documentar um memorial que consolide e organize a Gestão do Conhecimento do
projeto EJA-EPT;
- Estabelecer um sistema integrado de Gestão do Conhecimento para documentar e compartilhar
práticas, processos e lições aprendidas;
- Integrar conhecimentos, decisões e processos (O que deu certo e o que não deu certo e como
melhorar);
- Preservar aprendizados e boas práticas por meio de ferramentas de gestão, fluxos e processos
de
trabalho;
- Oferecer uma base estratégica para gestores atuais e futuros;
- Facilitar a gestão e o acesso às informações do projeto.
“O EJA EPT está investindo em gestão do conhecimento para promover o aperfeiçoamento contínuo de
seus processos, visando o aprimoramento de todas as equipes
envolvidas no projeto”, disse Vítor.
Cursos e Workshops
Todos integrantes do projeto deverão participar de oficinas e workshops que tratam de gestão do
conhecimento para uma maior interação do processo e do uso das ferramentas que serão
disponibilizadas na “wiki” (plataforma online que permite a criação e edição de conteúdo por
vários usuários).
