O Projeto EJA-EPT
O IFSULDEMINAS promove educação profissional e tecnológica (EPT) nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica, visando promover o desenvolvimento social, tecnológico e econômico por meio de diversas ações educativas, dentre elas, a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada em seu Programa de Educação de Jovens e Adultos (FIC-EJA) à comunidade.
O Projeto EJA-EPT tem como propósito transformar vidas por meio da elevação da escolaridade integrada à qualificação profissional, atendendo especialmente jovens, adultos e idosos cujas trajetórias educacionais foram interrompidas. Nosso compromisso é ampliar oportunidades e contribuir para a construção de caminhos mais justos e inclusivos.
Entre os principais objetivos do Projeto, destacam-se:
• Ampliar o acesso, a permanência e a conclusão dos três segmentos da EJA;
• Fomentar a oferta da EJA integrada à Educação Profissional, em articulação com os sistemas educacionais dos estados, municípios e do Distrito Federal, alinhada aos arranjos produtivos locais;

• Apoiar o desenvolvimento de propostas pedagógicas específicas para o público da EJA, integrando educação, ciência, trabalho, tecnologia e cultura;
• Promover a elevação da escolaridade de jovens, adultos e idosos, vinculada à formação profissional e à valorização do saber.
Os cursos serão ofertados nas modalidades presencial e EaD, sendo eles:
Cursos EaD para estudantes da EJA:
Agente de Gestão de Resíduos Sólidos;
Assistente de Controle de Qualidade;
Recepcionista em Serviços de Saúde;
Formação de Professores: Metodologias Ativas e Tecnologias para EJA.
Cursos Presenciais para estudantes da EJA:
Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão;
Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança;
Operador de Tratamento de Águas e Efluentes;
Laboratorista de Solos;
Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial;
Pedreiro de Alvenaria Estrutural;
Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo MIG/MAG.

Missão
Promover a transformação social por meio da oferta gratuita e inclusiva de educação de jovens, adultos e idosos, integrando elevação da escolaridade à qualificação profissional, com foco na valorização da cidadania, no desenvolvimento de competências e no fortalecimento de trajetórias de vida mais dignas e promissoras.
Visão
Consolidar-se como um projeto reconhecido nacionalmente por transformar trajetórias interrompidas em histórias de conquista e realização, ampliando o acesso à educação de qualidade e gerando impacto duradouro na vida dos estudantes da EJA.


Valores
Inclusão social: assegurar o direito à educação, acolhendo diferentes trajetórias e realidades.
Valorização da diversidade: integrar experiências, culturas e histórias dos estudantes aos processos pedagógicos.
Compromisso com a transformação: atuar com intencionalidade para gerar impacto positivo e duradouro.
Qualidade e relevância educacional: oferecer formação técnica de excelência, alinhada às demandas do trabalho e dos territórios.
Transparência e diálogo: manter relações éticas, claras e colaborativas com todos os envolvidos.
Acolhimento e escuta ativa: garantir um ambiente educativo respeitoso, seguro e empático.
Inovação e acessibilidade: adotar tecnologias e métodos que ampliem o acesso e facilitem a aprendizagem.
Acreditamos que investir na educação de quem foi historicamente excluído do processo escolar é fundamental para a construção de uma sociedade mais equitativa, com mais oportunidades para todos.

O IFSULDEMINAS promove educação profissional e tecnológica (EPT) nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com sua prática pedagógica, visando promover o desenvolvimento social, tecnológico e econômico por meio de diversas ações educativas, dentre elas, a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada em seu Programa de Educação de Jovens e Adultos (FIC-EJA) à comunidade.
O Projeto EJA-EPT tem como propósito transformar vidas por meio da elevação da escolaridade integrada à qualificação profissional, atendendo especialmente jovens, adultos e idosos cujas trajetórias educacionais foram interrompidas. Nosso compromisso é ampliar oportunidades e contribuir para a construção de caminhos mais justos e inclusivos.
Entre os principais objetivos do Projeto, destacam-se:
• Ampliar o acesso, a permanência e a conclusão dos três segmentos da EJA;
• Fomentar a oferta da EJA integrada à Educação Profissional, em articulação com os sistemas educacionais dos estados, municípios e do Distrito Federal, alinhada aos arranjos produtivos locais;
• Apoiar o desenvolvimento de propostas pedagógicas específicas para o público da EJA, integrando educação, ciência, trabalho, tecnologia e cultura;
• Promover a elevação da escolaridade de jovens, adultos e idosos, vinculada à formação profissional e à valorização do saber.
Os cursos serão ofertados nas modalidades presencial e EaD, sendo eles:
Cursos EaD para estudantes da EJA:
Agente de Gestão de Resíduos Sólidos;
Assistente de Controle de Qualidade;
Recepcionista em Serviços de Saúde;
Formação de Professores: Metodologias Ativas e Tecnologias para EJA.
Cursos Presenciais para estudantes da EJA:
Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão;
Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança;
Operador de Tratamento de Águas e Efluentes;
Laboratorista de Solos;
Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial;
Pedreiro de Alvenaria Estrutural;
Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo MIG/MAG.

Missão
Promover a transformação social por meio da oferta gratuita e inclusiva de educação de jovens, adultos e idosos, integrando elevação da escolaridade à qualificação profissional, com foco na valorização da cidadania, no desenvolvimento de competências e no fortalecimento de trajetórias de vida mais dignas e promissoras.

Visão
Consolidar-se como um projeto reconhecido nacionalmente por transformar trajetórias interrompidas em histórias de conquista e realização, ampliando o acesso à educação de qualidade e gerando impacto duradouro na vida dos estudantes da EJA.

Valores
Inclusão social: assegurar o direito à educação, acolhendo diferentes trajetórias e realidades.
Valorização da diversidade: integrar experiências, culturas e histórias dos estudantes aos processos pedagógicos.
Compromisso com a transformação: atuar com intencionalidade para gerar impacto positivo e duradouro.
Qualidade e relevância educacional: oferecer formação técnica de excelência, alinhada às demandas do trabalho e dos territórios.
Transparência e diálogo: manter relações éticas, claras e colaborativas com todos os envolvidos.
Acolhimento e escuta ativa: garantir um ambiente educativo respeitoso, seguro e empático.
Inovação e acessibilidade: adotar tecnologias e métodos que ampliem o acesso e facilitem a aprendizagem.
Acreditamos que investir na educação de quem foi historicamente excluído do processo escolar é fundamental para a construção de uma sociedade mais equitativa, com mais oportunidades para todos.