
REUNIÃO COM PROFESSORES
31/07/2024 - Por: William SanchesNo dia 24 de julho, ocorreu a primeira reunião entre a Coordenadora
Pedagógica do projeto EJA-EPT, professora Emanuelle Kopanyshyn, e a Coordenadora Geral dos
Cursos, Isabel Cristiane Kuniyoshi, com os professores que atuarão nos cursos
profissionalizantes. Os profissionais da SRE (Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais),
parceira do IFSULDEMINAS, também estiveram presentes. O projeto que oferece 10 cursos, sendo 7
presenciais e 3 na modalidade EaD (Educação a Distância), incia suas aulas agora em
agosto.
Durante a reunião, a professora Emanuelle destacou os objetivos iniciais do projeto que foi
criado no âmbito do IFSULDEMINAS, instituição dedicada à educação profissional e tecnológica.
Ela enfatizou a importância dos docentes que integram o EJA-EPT terem em mente a dimensão da
formação humana, que deve caminhar lado a lado com a formação profissional.
“O compromisso da instituição com a excelência na educação profissional e tecnológica em todos
os níveis busca formar cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas. Essa abordagem
integra ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região
sul de Minas Gerais. O projeto educacional voltado para os alunos da EJA representa uma
ampliação desse compromisso”, disse.
A Coordenadora Isabel explicou que serão quatro aulas semanais com duração de 50 minutos cada
uma delas, sendo uma de Letramento Digital, uma de Saúde e Segurança e duas sobre o curso
específico.
EJA-EPT
Depois de um ano de intenso planejamento e recursos de R$ 14.865.000,00 destinados pelo MEC para
a elaboração do material didático e de custeio, material de consumo, pedagógico e alimentação.
As aulas vão iniciar agora no dia 5 de agosto nos mais de 30 municípios parceiros.
Equipes
Para gerir todo esse processo, foi desenvolvida uma estrutura com 4 equipes distintas: Gestão
Geral, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Comunicação e Pedagógica.
Equipe Pedagógica
Composta por diversos segmentos, entre eles uma destinada a auxiliar para que não aconteça a
evasão de alunos. Conta ainda com uma Equipe Pedagógica, uma de Supervisão de Ensino,
Coordenação de Registros Acadêmicos e Coordenação de Inclusão e Acessibilidade.
Organização Curricular
Modelo concomitante EJA-EPT: integração da Educação de Jovens e Adultos com a Educação
Profissional e Tecnológica.
Estrutura curricular intercomplementar: formação básica (EJA) + itinerário formativo de
qualificação profissional.
Formação básica (960h) + itinerário formativo (240h) = total de 1.200 horas.
Vinculo de condicionamento à conclusão dos cursos: EJA só concluída se a qualificação
profissional for concluída, e vice-versa.
Organização Didático-pedagógica
Objetivo: Formação dos estudantes da EJA para inclusão no mercado de trabalho e
desenvolvimento profissional.
Contribuição: Desenvolvimento socioeconômico, democratização, justiça social, cidadania e
mundo do trabalho.
Enfoque: Estudante como centro do processo educacional, participação ativa na
aprendizagem.
Metodologias: Desenvolvimento da autonomia e participação dos estudantes.
Enfase: Consolidação dos conhecimentos: ação-reflexão-ação
Cursos Presenciais
Eletricista instalador predial de baixa tensão;
Pedreiro de alvenaria estrutural;
Mecânico de refrigeração e climatização industrial;
Soldador de estruturas e tubulação no processo MIG/MAG;
Operador de tratamento de Água e Efluente;
Instalador de sistemas eletrônicos de segurança;
Laboratorista de solos
Cursos EaD
Agentes de gestão de resíduos sólidos;
Recepcionista de serviços de saúde;
Assistente de controle de qualidade;
Formação de Professores