Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
INÍCIO DAS AULAS
Início das aulas

INÍCIO DAS AULAS

18/07/2024 - Por: William Sanches

O projeto EJA-EPT desenvolvido pelo IFSULDEMINAS - campus Pouso Alegre está entrando em uma nova etapa: a criação das turmas nas cidades parceiras. Cerca de 7 mil vagas estão sendo ofertadas em 11 cursos. Segundo a gestora do projeto, Eliane Silva Ribeiro, mesmo com o início das aulas, previsto para o dia 5 de agosto, a captação de alunos terá continuidade e eles poderão integrar os estudos, ainda que já tenham iniciado.

Até o dia 12 de agosto, a equipe do projeto estará empenhada na campanha de divulgação das inscrições. Após essa data, vai ser realizado um levantamento de quantos alunos serão atendidos. A partir do perfil dos alunos inscritos serão traçadas outras estratégias de divulgação para formar as turmas de 36 alunos que ainda não estiverem completas. O trabalho de divulgação está sendo feito em parceria com ex-alunos da EJA, SRE (Secretarias Regionais de Educação), escolas, prefeituras e associações, com panfletagem, inserção de notícias na imprensa regional e por órgãos públicos.

Desafios

Eliane explica que a captação de alunos enfrenta diversos desafios, entre eles, do aluno que deixou a escola e entende que esse aprimoramento não fará diferença em sua vida. “Temos como objetivo, mudar essa crença. Para auxiliar nessa mudança de comportamento estamos utilizando também depoimentos de alunos e ex alunos da EJA falando sobre o que mudou em sua vida após a conclusão dos estudos”.

Alguns alunos que deixaram a sala de aula apontaram que a dificuldade de acesso, locomoção (custo do transporte e distância), trabalhar o dia todo e o tempo de duração do curso também formaram barreiras para sua continuidade educacional. “É preciso mostrar a esses alunos que outras habilidades serão desenvolvidas, além da profissional e que os três semestres dos cursos EJA-EPT podem ser superados”.

Na região

Para a pedagoga e técnica da Educação pela SRE de Passos, Ana Carolina Martins, esse projeto é uma grande oportunidade para que o aluno desenvolva suas habilidades. E o fato do projeto oferecer a formação acadêmica e profissional mostra a relevância de tudo que vem sendo feito pelas equipes.“Concluir o ensino médio e ainda sair com uma profissão é algo inovador e atrativo”.

Na cidade de Formiga, jurisdição da SRE de Passos, a Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte acontecerá o curso de Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo Mig e Mag e na Escola Estadual São José em Passos, o curso de Mecânica de Refrigeração e Climatização Industrial. “Como educadora tenho uma grande expectativa que aquece o coração de quem está trabalhando e auxiliando num futuro melhor para esses alunos, família e comunidade”.

Municípios e cursos ofertados

Alfenas - Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial
Areado - Operador de Tratamento de Águas e Efluentes
Barbacena - Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança
Barroso - Pedreiro de Alvenaria Estrutural
Botelhos - Operador de Tratamento de Águas e Efluentes
Campo Belo - Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo MIG/MAG
Caxambu - Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança
Conceição do Rio Verde - Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
Conceição dos Ouros - Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança
Contagem - Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão / Recepcionista em Serviços de Saúde / Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão / Recepcionista em Serviços de Saúde / Assistente de Controle de Qualidade
Diadema - Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança / Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial
Elói Mendes - Operador de Tratamento de Águas e Efluentes
Formiga - Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo MIG/MAG
Guaxupé - Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança / Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial
Ilicínea - Laboratorista de Solos
Itajubá - Pedreiro de Alvenaria Estrutural
Jesuânia - Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
Juiz de Fora - Agente de Gestão de Resíduos Sólidos / Assistente de Controle de Qualidade / Recepcionista em Serviços de Saúde / Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão / Operador de Tratamento de Águas e Efluentes / Pedreiro de Alvenaria Estrutural / Agente de Gestão de Resíduos Sólidos / Assistente de Controle de Qualidade / Recepcionista em Serviços de Saúde / Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão / Pedreiro de Alvenaria Estrutural / Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo MIG/MAG
Lavras - Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança / Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
Luisburgo - Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
Machado - Laboratorista de Solos
Maria da Fé - Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança
Monte Belo - Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial
Mutum - Operador de Tratamento de Águas e Efluentes
Paraguaçú - Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança
Passa Quatro - Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança
Passos - Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial
Pedralva - Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
Pedro Leopoldo - Laboratorista de Solos / Pedreiro de Alvenaria Estrutural
Poços de Caldas - Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança / Operador de Tratamento de Águas e Efluentes
Rio Acima - Laboratorista de Solos
Santa Rita de Caldas - Laboratorista de Solos
Santo Antônio do Amparo - Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
São José do Alegre - Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança
São Sebastião do Paraíso - Operador de Tratamento de Águas e Efluentes
Sapucaí Mirim - Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança
Três Corações - Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial / Operador de Tratamento de Águas e Efluentes
Varginha - Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

Início das aulas
Fim do conteúdo da página