
LABORATORISTA DE SOLOS
13/05/2024 - Por: William SanchesCom o objetivo de preparar os componentes da equipe das SREs
(Superintendências Regionais de Ensino), fornecendo ferramentas necessárias para uma comunicação
clara e eficaz, teve início na última quarta-feira, 8 de maio, via Google Meet, a “Oficina de
Comunicação e Marketing”, desenvolvida pelos professores e coordenadores de projetos do projeto
EJA-EPT. Thiago Alves de Souza e Donizeti Leandro de Souza.
No primeiro encontro foi apresentada a metologia que terá aulas expositivas com recursos
visuais, vídeos ilustrativos e estudos de casos pertinentes ao contexto educacional da EJA.
Haverá também atividades em grupo e discussões para promover a interação e troca de experiências
entre os participantes. Sobre as aulas expositivas, os estudos serão realizados, em similaridade
à EJA, com dinâmicas em grupo.
Os encontros acontecerão a cada 15 dias e o curso está dividido em três módulos, sendo o
primeiro, “Apresentação da Oficina e Mapeamento da Jornada do Usuário”; segundo, “Consistência
da Informação” e, finalizando, “Fundamentos do Marketing”.
Conforme o professor Donizete de Souza, para se fazer uma boa divulgação é preciso ter uma
comunicação eficiente e essa oficina vem de encontro a esse esforço para uma otimização dos
trabalhos. Ele apresentou algumas ferramentas que serão utilizadas no projeto, que servirão para
auxiliar a mapear as etapas, ações e sentimentos dos usuários ao interagir com um serviço. “Elas
vão ajudar a identificar oportunidades de melhorias e otimizar a experiência do usuário de forma
estratégica”.
Donizeti disse ainda que a equipe de divulgação procurará fazer com que o aluno descubra a
oportunidade dos cursos ofertados pelo projeto EJA-EPT por meio de indicações, pesquisas e os
mais diversos meios de comunicação utilizados.
Da Secretaria de Estado da Educação, Valdeir Santos falou de sua experiência com a EJA, os
desafios para a manutenção dos alunos nas escolas e que “esse curso EJA-EPT vem de encontro às
necessidades que esses estudantes têm para uma formação profissional”.
O grande diferencial do projeto, apontado pelo coordenador de Marketing , Thiago Alves, é sua
capacidade de atrair adultos ao ambiente educacional, oferecendo uma abordagem personalizada que
considera as necessidades, motivações e o contexto social e cultural dos alunos. Além disso, o
“uso estratégico de marketing para diferenciar o curso no mercado educacional e promover o
engajamento é um ponto de destaque que deve ser enfatizado”.
Segundo o gestor de Comunicação, Evandro Moreira, uma boa divulgação é essencial para a melhoria
e otimização desse projeto. “Por ser um projeto novo, vamos traçando o caminho a ser trilhado à
medida que os desafios vão surgindo e sendo superados. A integração eficaz é essencial para
criar um ambiente para o sucesso do programa educacional”.
A próxima aula da Oficina de Comunicação e Marketing” acontecerá nessa quarta-feira, 15 de
maio.
