
ASSISTENTE DE CONTROLE DE QUALIDADE
24/04/2024 - Por: William SanchesAssistentes de Controle de qualidade dão suporte às atividades de
gestão de qualidade de uma organização. São responsáveis por garantir que os processos estejam
sendo seguidos e por auxiliar nos esforços de melhoria contínua.
Algumas das principais tarefas e responsabilidades da profissão:
O trabalho de assistentes de qualidade é basicamente apoiar a manutenção e o monitoramento dos
padrões de qualidade do que é produzido por uma empresa. Nesse sentido, você deve inspecionar os
materiais usados no cotidiano, elaborar e revisar procedimentos, bem como garantir que os
produtos ou serviços atendam às expectativas e exigências internas e externas.
Outra tarefa importante é a coleta e análise de dados para monitorar a conformidade com os
padrões de qualidade e identificar áreas de melhoria. Com o avanço das tecnologias analíticas,
esse é um dos aspectos da profissão que têm ganhado cada vez mais destaque.
Com frequência, assistentes da qualidade identificam oportunidades de melhoria e sugerem
mudanças que podem ajudar a otimizar os procedimentos em vigor e aprimorar os produtos e
serviços da empresa. Seja uma falha de processo ou um defeito na linha de montagem, cada detalhe
deve ser avaliado e relatado.
Onde trabalhar:
Devido à importância do cargo para os resultados dos negócios, profissionais da área podem
trabalhar em diversos ambientes, dependendo do setor de atuação da empresa.
Exemplos de onde você pode encontrar vagas de assistente de qualidade:
• empresas de manufatura;
• organizações de saúde;
• empresas de tecnologia;
• diversos setores industriais de produção;
• empresas de prestação de serviços variados;
• consultorias e empresas especializadas em controle e gestão de qualidade.
Confira alguns exemplos para fazer um bom trabalho na profissão:
- Ter atenção a detalhes;
- Ao trabalhar com controle de qualidade, você precisa ter um alto nível de atenção aos detalhes
para garantir que todos os aspectos do processo de confecção de um produto
ou prestação de um serviço sejam seguidos corretamente. Isso também vale na hora de conferir
listas de verificação e gerar relatórios;
- Habilidades de resolução de problemas;
- Assistentes da qualidade devem ser capazes de identificar e resolver problemas rapidamente,
propondo soluções eficazes. Essa habilidade ajuda a garantir que a empresa mantenha seus padrões
de qualidade elevados.
- Habilidades analíticas;
- A coleta e análise de dados é uma parte central do cargo de assistente da qualidade. Dessa
forma, sólidas habilidades analíticas são necessárias para entender e trabalhar de maneira
eficaz com as informações e os números ao seu dispor.
* Com informações do Indeed
