
PERMANÊNCIA NA EJA
05/04/2024 - Por: William SanchesO objetivo é ampliar as condições de permanência e êxito dos
estudantes, contribuindo para a promoção da equidade na aquisição e construção de conhecimentos,
bem como oferecer ferramentas que auxiliem no enfrentamento à evasão dos estudantes em seu
processo de ensino- prendizagem nos cursos oferecidos pelo Programa EJA Integrada à EPT.
Atualmente a evasão escolar em todos os níveis de escolaridade se apresenta como um problema que
aumenta cada vez mais e afeta principalmente as escolas públicas. O aumento dos índices de
evasão escolar está intimamente ligado à necessidade que os jovens possuem de trabalhar e
contribuir com a renda da família, o que consequentemente ocasiona o aumento do abandono dos
adolescentes das salas de aula.
Dados do Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep) mostram que os indicadores de repetência e evasão da educação básica
referentes a 2020 - 2021 atingem , com maior vigor , as populações mais vulneráveis. No ensino
médio, as escolas urbanas têm uma taxa de repetência de 3,9%. Quanto à evasão nessa etapa de
ensino, a taxa do público masculino é maior , com 7,3% , enquanto a d o feminino é de
4,5%.
Outro ponto que a pesquisa estatística revela é que há uma prevalência de jovens na educação de
jovens e adultos (EJA), fruto da migração dos estudante s com histórico de retenção do ensino
regular para essa modalidade . Segundo dados do Censo Escolar , de 2020 a 2021, a taxa de
migração para a EJA no 1º e no 2º ano do ensino médio é de 1,6% , enquanto , no 3º ano , é de
0,4%.
Diante deste cenário, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre tem empenhado esforços na execução do
projeto ‘Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica’, com
ofertas de cursos profissionalizantes para alunos do ensino médio da EJA, nas modalidades
presencial e EaD. Serão 10 cursos, com início no segundo semestre de 2024. A expectativa é de
que estes cursos sejam um diferencial na vida do estudante da EJA que concluirá a educação
básica e um curso técnico simultâneos.
O trabalho dos integrantes do projeto EJA-EPT vai além. Foi criada uma equipe específica para a
criação de um Plano Estratégico de Permanência e Êxito. O grupo se debruçou sobre os estudos da
evasão escolar e, posteriormente criou estratégias para auxiliar na retenção dos alunos da EJA
até o final dos estudos.
Rede de apoio
Com o propósito de acompanhar e assessorar de forma mais próxima, efetiva e contínua o
desenvolvimento acadêmico dos estudantes, o Programa EJA Integrada à EPT prevê a composição de
uma rede de apoio formada por profissionais de diversas áreas, inclusive por meio de acordos
firmados com as instituições parceiras. Esses profissionais, em atuação conjunta e
multidisciplinar, buscarão promover a permanência profícua do estudante e o seu pleno êxito no
curso escolhido. Estes profissionais são:
• Professor Formador: ministrará o curso.
• Professor Mediador: tutor EaD.
• Apoio Técnico: Orientador Educacional, Coordenador Pedagógico, Supervisor Pedagógico,
Psicólogo
Escolar, Assistente Social, Intérprete Tradutor de Libras, Auxiliar Pedagógico, Apoio às
Atividades Administrativas e Pedagógicas, Profissionais das Instituições Parceiras.
Esses profissionais, dentro das especificidades de cada cargo, atuarão:
• no acolhimento dos estudantes e das suas dificuldades, a fim de prover a orientação necessária
sobre os direitos e deveres na realização do curso;
• nos atendimentos individuais e/ou coletivos, para proporcionar a construção de espaços de escuta
qualificada e suporte;
• no acolhimento e atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas;
na identificação de questões sociais, emocionais, econômicas, familiares e pedagógicas que
impactam no processo de ensino e aprendizagem, a fim de efetuar encaminhamentos aos serviços da
rede municipal local, quando necessário;
• no suporte pedagógico, ao orientar professores, tutores e representantes das instituições
parceiras sobre as particularidades do trabalho na EJA Integrada à EPT;
• na orientação e formação em serviço, garantindo práticas pedagógicas alinhadas com as
necessidades do público profissionalizante;
• na promoção da qualidade da experiência de aprendizagem dos estudantes na plataforma Moodle, por
meio do apoio ativo a professores e estudantes;
• no feedback coletivo e individualizado aos estudantes;
• no diálogo sobre as normas institucionais, com base em uma articulação dinâmica que prima pelo
estabelecimento de relações afetivas e motivacionais;
• na participação de reuniões para contribuir com a construção de melhorias contínuas do Programa,
entre outras.
*** O Plano está em fase de diagramação e será disponibilizado em breve.