
COMUNICAÇÃO E MARKETING
21/03/2024 - Por: William SanchesApós as reuniões para definição das melhores estratégias de
divulgação do curso, a equipe de Comunicação e Marketing deu início às ações para atrair o maior
número possível de inscrições para o curso de “Formação de professores em metodologias ativas e
tecnologias para a EJA”. O curso é o primeiro ofertado pelo projeto EJA-EPT.
O edital foi publicado no dia 13 de março para preenchimento de 500 vagas abertas para todos os
professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Outras 500 vagas serão destinadas aos
parceiros do projeto.
Comunicação – Atividades executadas
• Levantamento de Municípios que ofertam EJA em Minas Gerais;
• Criação de planilha com contatos de escolas/ SREs/prefeituras/Secretarias de Educação para
divulgação do projeto;
• Construção do Plano de Comunicação;
• Elaboração do POP de Comunicação;
• Elaboração da matriz SWOT;
• Envio de informações para criação da marca oficial do projeto;
• Envio de informações para criação de banners para a página EJA-EPT;
• Envio de informações para criação da apresentação do projeto em slides para envio a prefeituras
e SREs;
• Contato com SREs e prefeituras para apresentação do projeto;
• Reuniões para esclarecimento de dúvidas dos possíveis parceiros;
• Criação de Menu do projeto no portal institucional – EJA-EPT e submenus: Apresentação, Notícias,
Editais, Cursos, Equipe, Clipping
• Coleta constante de informações com as equipes do projeto para elaboração de notícias;
• Redação de notícias sobre o projeto;
• Apoio à equipe de marketing na aprovação de artes para materiais do projeto;
Marketing - Atividades executadas:
• Elaboração de um Briefing de planejamento de Marketing para ser executado durante o projeto
• Elaboração de aspectos iniciais de Gestão de Branding do projeto
• Elaboração da identidade visual do projeto
• Elaboração de diversos mockups para diversos produtos constantes no projeto
• Diagramação de materiais para outras equipes como o Guia para elaboração de caderno temático de
curso
• Construção, validação e envio de formulário para equipe EJA sobre os pontos fortes, pontos
fracos, ameaças e oportunidades do projeto
• Tratamento dos dados obtidos com a equipe para elaboração da Matriz SWOT
• Elaboração da Matriz SWOT
• Elaboração de um artigo científico denominado " Disparidades regionais e Educação de Jovens e
Adultos no Brasil: Uma análise por meio de indicadores socioeconômicos"
• Reuniões de comunicação e validação de artes para produção de materiais do projeto com a equipe
de Comunicação & Marketing
• Negociação e resolução de conflitos com fornecedores sobre questões específicas de materiais do
projeto
• Articulação com setor de almoxarifado e compras para levantamento e entendimento de informações
de empenho, notas fiscais e outros
• Reuniões com o time do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alinhamento sobre os aspectos
visuais e pedagógicos da plataforma
• Definição da quantidade de materiais que será adquirida em cada momento do projeto
• Reuniões com os gestores do projeto para alinhamento das expectativas internas de execução;