
ESCLARECENDO DÚVIDAS
19/03/2024 - Por: William SanchesCom objetivo de esclarecer dúvidas relativas ao Projeto EJA - EPT
(Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica), integrantes do
projeto se reuniram com servidores da prefeitura de Juiz de Fora, um dos municípios que fecharam
parceria para ofertar os cursos a partir do segundo semestre deste ano. Durante o encontro, via
meet, diversos temas foram abordados, entre eles, como aconteceu a escolha dos cursos,
capacitação dos docentes, duração e metodologia de ensino.
Segundo a gestora do Projeto, Eliane Silva Ribeiro a escolha dos cursos se deu “durante as
conversas iniciadas ainda no final do ano passado, com parceiros do IF em outros programas”. Ela
explicou que a primeira condição para uma pessoa se inscrever em dos cursos que serão ofertados,
é estar ,matriculado como aluno (a) da Educação de Jovens e Adultos. Os cursos serão ofertados
em duas modalidades: presencial e a distância, com carga horária de 240 horas/aula. Ao todo
serão 7 mil vagas ofertadas. O grande desafio apontado pela gestora será o de captar e fazer com
que o aluno finalize o curso, uma vez que a taxa de abandono em cursos profissionalizantes têm
sido muito alta.
Ignácio Delgado, da prefeitura de Juiz de Fora, ressaltou que a Secretaria de Desenvolvimento da
cidade detectou uma série de demandas por profissionais capacitados. “Aqui na cidade, temos um
aplicativo, onde fornecedores de serviços autônomos ofertam seus trabalhos e, assim, detectamos
algumas carências”. Ele citou o exemplo da cidade possuir cerca de 30 cervejarias artesanais,
mas um número pequeno de profissionais para dar manutenção em refrigeradores. “Por isso os
cursos de mecânico de refrigeração e climatização industrial teriam grande aceitação”,
enfatizou.
Para Adriana de Freitas, um dos grandes desafios é o de facilitar a participação do aluno,
mostrando a ele aplicação do curso no setor profissional.
Na visão da gestora do projeto, um dos grandes desafios a serem vencidos é o de buscar aquele
aluno que abandonou seus estudos regulares e fazer com que ele retorne e ainda participe do
curso profissionalizante. “Aí entra em ação outra parte do projeto, os profissionais da área de
comunicação e marketing que precisam criar mecanismos de entendimento e atração para os alunos”,
disse o gestor de Comunicação do projeto Evandro Moreira.
Para o coordenador de marketing do projeto, Thiago Alves “esse projeto vem para auxiliar aquele
aluno que não teve chance ou condições de cursar e concluir um curso profissionalizante e,
assim, melhorar suas condições de vida”