
NOVAS AÇÕES
08/03/2024 - Por: William SanchesA Educação Profissional no Brasil tem passado por profundas
transformações ao longo da história. Apesar da existência de políticas educacionais voltadas
para as crianças e adolescentes, constata-se uma demanda oriunda das camadas pobres e
trabalhadoras, acarretando, assim, em um enorme número de pessoas que não tiveram acesso à
escolaridade na idade adequada. Dessa forma, milhões de brasileiros, jovens e adultos, passaram
a integrar a classe trabalhadora, com formação precarizada, precisando ocupar trabalhos com
baixos salários, aumentando, ainda mais, os distanciamentos sociais. Pensando em mudar esse
panorama, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, ofertará, a partir de agosto de 2024, cursos
profissionalizantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos. Os cursos integram o projeto
EJA - EPT (Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica) e tem
como objetivo, dar suporte a quem deseja finalizar os seus estudos e aprender uma
profissão.
O projeto vem sendo desenvolvido desde juhho de 2023 e já conta com uma equipe de 81
colaboradores internos e externos, dividida em grupos de trabalho para formalização de parcerias
com o Estado e Municípios, elaboração dos PPCs (projetos pedagógicos dos cursos), mapeamento de
processos, gestão de pessoas, comunicação e marketing, permanência e êxito, AVA e supervisão
pedagógica. As equipes se reúnem constantemente para alinhamento dos trabalhos.
Em reunião no dia 1º de março, a gestora do projeto Eliane Silva Ribeiro fez um resumo das ações
até o momento. “Em abril inicia-se o curso de formação dos professores e, em agosto, os cursos
aos alunos. Não podemos errar, temos que fazer dar certo.”
O diretor-geral Alexandre Fieno falou das próximas etapas e destacou os recursos técnicos que
virão para auxiliar na agilidade dos processos administrativos. Uma das ideias é implantar
algumas ferramentas, entre elas, a plataforma “Chat GPT”. Os colaboradores receberão treinamento
para trabalhar com as novas tecnologias.
Recém-chegado ao projeto, o professor Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, destacou a
necessidade de capacitação dos profissionais com intuito de melhorar a produtividade do conteúdo
educacional ou institucional. “Por ser um ambiente eminentemente educacional, o repasse da
informação não pode ter barreiras e, adoção dessas novas formas tecnológicas vai ajudar que
todos tenham um melhor entendimento. Pessoas que possuam algum tipo de deficiência terão um
ganho na compreensão da informação, seja educacional ou institucional”.