
MARCA OFICIAL
21/03/2024 - Por: William SanchesA Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação
Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade de ensino que visa oferecer uma formação mais
completa aos alunos, combinando a educação básica com a profissionalizante. Neste contexto, a
marca do projeto desempenha um papel significativo, pois contribui para a percepção e o sucesso
do programa de várias maneiras como na identidade e visibilidade ajudando a estabelecer uma
identidade visual e conceitual para o projeto, tornando-o mais reconhecível e acessível para o
público-alvo.br>
“Uma marca bem definida pode aumentar a visibilidade do programa, atraindo mais alunos e
parcerias com o setor privado e com instituições de ensino; confiança e credibilidade pois
transmite confiança e profissionalismo, aspectos fundamentais para programas educacionais. Isso
é particularmente importante para a EJA integrada à EPT, pois muitos alunos podem estar
retornando ao sistema educacional após um período de afastamento ou buscando uma formação
profissionalizante pela primeira vez”, disse o coordenador de Marketing do projeto, professor
Thiago Alves de Sozua.
Ainda segundo o coordenador, uma marca confiável pode ser um fator decisivo para a escolha do
programa. “Uma marca forte ajuda a diferenciar o projeto EJA – EPT, do IFSULDEMINAS – campus
Pouso Alegre, de outras opções no mercado. Isso pode incluir a ênfase em determinadas áreas
profissionais, métodos de ensino inovadores ou parcerias estratégicas”.
A construção de uma marca para o projeto auxilia também no engajamento e pertencimento, “o que é
crucial para manter os alunos engajados e motivados ao longo de sua jornada educacional,
especialmente em programas de EJA, onde a retenção de alunos pode ser um desafio”.
Assim, a marca é crucial para o sucesso e a eficácia de um projeto EJA - EPT, pois, “não apenas
ajuda a atrair e reter alunos, mas também estabelece a base para a confiança, o reconhecimento e
o suporte do programa”.