
MAPEAMENTO DOS PROCESSOS
12/01/2024 - Por: William SanchesDesde o início das atividades do Programa Eja integrada à EPT,
todos os setores envolvidos fazem o mapeamento das atividades, sob a coordenação de Henrique
Fernandes Pereira. “O objetivo é identificar e antecipar pontos de melhoria e eventuais gargalos
que possam afetar a produtividade e eficiência do trabalho, durante a execução do projeto’,
explicou.
Foram várias reuniões com os coordenadores de projeto, onde foram apresentados quais são os
macroprocessos mais críticos dentro do projeto. “A partir desse panorama, avaliamos os
microprocessos que precisam ser descritos, para garantir maior produtividade das
equipes”.
A fase seguinte consiste na produção dos POPs - Procedimentos Operacionais Padrão que, após
validados pelas equipes, passam pela modelagem de fluxo, utilizando o Business Process Model and
Notation (BPMN). “Os fluxos modelados são validados pelas equipes e seus respectivos
coordenadores e os documentos gerados servem de base para a implementação dos processos durante
a fase de execução do projeto”.
SETORES E ATIVIDADES MAPEADAS (Até dezembro de 2023)
Área de ensino
• Elaboração de PPCs
• Elaboração dos PPCs
• Elaboração de edital para contratação da equipe de elaboração de materiais didáticos
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
• Procedimentos para criação e administração dos cursos EaD
• Procedimentos de postagem de materiais e atividades no AVA
Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA)
• Matrícula de estudantes
• Emissão de documentos oficiais
• Cancelamento de matrículas
• Requerimento de revisão de prova (avaliação)
• Requerimento de 2ª chamada para atividade avaliativa
Permanência e êxito estudantil
• Acolhimento ao estudante
• Acompanhamento integral do estudante
• Gestão administrativa
• Gestão pedagógica
Área administrativa
• Gestão de pessoas
• Processos seletivos
• Formalização de vínculo (bolsistas internos e externos)
• Contratação de instrutores para capacitações de equipes
• Recepção de novos bolsistas
• Controle de atividades e frequência
Contábil, orçamentário e financeiro
• Pagamento de diárias
• Pagamento a bolsistas (internos e externos)
• Pagamento de nota fiscal de serviço
• Pagamento de nota fiscal de materiais de consumo
Compras, licitações e contratos
• Aquisição de bens e contratação de serviços
Logística
• Recebimento de materiais (consumo e permanente)
• Dispensação e empréstimo de suprimentos e materiais
• Devolução de materiais emprestados
Comunicação
• Elaboração do plano de comunicação