
PRESTAÇÃO DE CONTAS
21/12/2023 - Por: William SanchesEm reunião no dia 20 de dezembro, a equipe gestora do projeto EJA
integrada à EPT e os coordenadores apresentaram um balanço de todas as atividades desenvolvidas
pelas equipes desde junho, quando o trabalho foi iniciado, até este mês.
Gestão do Projeto – Está atuando em duas frentes de ação: parceria com a Secretaria de
Estado da Educação e Municípios para oferta de formação continuada para docentes que atuam na
EJA e para a oferta de cursos pactuados no projeto para alunos matriculados na Educação de
Jovens e Adultos. O prazo para manifestação de parceria será 22 de janeiro. A previsão é de o
curso de formação de professores tenha início em março indo até junho. A partir de julho terá
início o processo seletivo de alunos que serão contemplados com os cursos do projeto, com
previsão de término em dezembro de 2025.
Planejamento e mapeamento de processos:
Na etapa 1, foram mapeados os seguintes processos:
• Elaboração de PPCs: gerados os BPMNs para elaboração dos PPCs e elaboração do edital para a
contratação de equipe de material didático
• AVA – criação e administração de cursos; postagem de materiais didáticos
• SRE – mapeamento das matrículas e emissão de documentos oficiais.
• Permanência e êxito – acolhimento ao estudante, acompanhamento integral do estudante, gestão
pedagógica, gestão administrativa
• Gestão de pessoas – produzidos POPs de formalização de vínculo dos bolsistas; controle de
atividades e frequência.
• Contábil, orçamento e financeiro – já possuíam o mapeamento de pagamento das Nfs de materiais de
consumo, pagamento de bolsistas (internos e externos), pagamento de diárias, pagamento de Nfs de
serviço.
• Compras, licitações e contratos – validado o mapeamento dessas atividades
• Logística – mapeamento de almoxarifado e patrimônio
• Comunicação – construção e validação do Plano de Comunicação
Na etapa 2 – Equipes mapearam os processos de tutoria: macroprocessos, emissão de relatórios de
notas e frequência, fóruns avaliativos e tarefas avaliativas, jornada da tutoria (EAD e
presencial) e grupos de whatsapp institucionais.
Gestão de pessoas – Iniciou com a documentação de vínculo dos bolsistas adaptando
documentos de outros projetos para atender às necessidades do projeto EJA; construção de um
manual e recentemente a criação de um vídeo orientativo sobre o preenchimento de documentos.
Foram feitos dois processos seletivos e a partir da verificação de algumas falhas nas etapas de
avaliação foi construído um roteiro para o processo de seleção; controle dos relatórios de
atividades e para melhorar a relação dos bolsistas com o projeto foi criada uma Instrução
Normativa que será aplicada a partir de janeiro. Controle da produtividade dos bolsistas além da
oferta de capacitação dos coordenadores e bolsistas no próximo ano.
Compras – Foi feito o levantamento das demandas junto às equipes de Logística e dos PPCs
e depois de definir quais materiais precisariam ser comprados ou locados foi definida qual a
modalidade de licitação que melhor se adequaria. Após a primeira etapa dividiu-se a equipe e
iniciou-se a cotação dos itens, lançamento no Sisreq e agora está na fase de pregão.
Orçamento, Contábil e Financeiro – Estudo das Legislações municipais para entender como
seriam as retenções dos profissionais externos que atuariam no programa; equipe passou por
treinamento junto à reitoria para utilização de alguns sistemas que passaram a ser exigidos pelo
Governo este ano. E após iniciaram os processos orçamentários para a aquisição dos itens
necessários ao projeto; pagamento das bolsas; a partir de dezembro foi feito um remanejamento de
rubricas; criação de vídeos orientativos para facilitar o preenchimento de documentos pelos
bolsistas para dar celeridade ao processo; disponibilização de um link no portal institucional
para que fornecedores e bolsistas possam acompanhar os pagamentos executados com recursos do
projeto EJA, dando mais transparência e praticidade à consulta da execução orçamentária sem
precisar ter acesso ao Portal da Transparência do Governo; em breve também será disponibilizado
um controle para que todos possam acompanhar ,com mais clareza, o que foi empenhado do recurso.
Do valor total de R$ 14.865.000,00 foi liquidado cerca R$ 1 milhão, sendo a maior parte para
pagamento dos bolsistas
Logística – Após definir o material a ser adquirido e o prazo das entregas, o processo
foi encaminhado para empenho.
AVA – elaboração de novas atribuições para os designers instrucionais e administradores
da plataforma, mapeamento de processo com criação de POPs que estão sendo revisados e serão
encaminhados para validação; oferta de curso piloto e podemos observar situações que terão que
ser revistas para os próximos cursos; aquisição de computador servidor para hospedar a
plataforma Moodle para o projeto; criação de uma nova plataforma Moodle para o projeto que está
em fase de configuração, instalação de plugins e elaboração da identidade visual para um
ambiente mais agradável de estudo.
Design Instrucional – Análise dos processos para produção de cursos a distância
(adequação ao PPC, adequação ao AVA, validar materiais visuais e audiovisuais, solicitar e
validar ajustes nos materiais – conteudistas -, verificar e validar o AVA). Analisado o PPC do
curso de formação de professores verificou-se algumas situações que precisam ser avaliadas como
o momento de acolhida, trilhas formativas, entrega dos planos de ensino, recuperação paralela,
avaliação final e pedido de revisão de notas; também foi analisado o guia para a elaboração de
caderno temático do curso.
Comunicação e Marketing – Contato com a Secretaria de Estado da Educação,
Superintendências de Ensino e Secretarias Municipais de Educação para formalização de parcerias
para oferta de cursos; mapeamento de municípios que ofertam EJA em Minas Gerais, construção da
página do projeto no portal institucional com notícias, apresentação, editais, equipe e os
cursos do projeto; criação de um Plano de Comunicação e um Plano de Marketing para divulgação do
projeto e captação de alunos.
Permanência e êxito – Dividido em três etapas:
• Etapa 1 – estudo de documentos sobre permanência e êxito de diversas instituições e discussões
sobre os documentos estudados.
• Etapa 2 – elaboração de documentos: GT1 (Plano estratégico de permanência e êxito); GT2 (Manual
de orientações ao estudante); GT3 (POPs para acompanhamento estudantil)
• Etapa 3 – revisão e fechamento dos documentos.
PPC – Dividido em dois grupos:
• Grupo Fixo: estudo de artigos e legislações / textos dos PPCs após a construção dos itens
básicos (Ementa, Bibliografia, Perfil Profissional de Conclusão, Objetivos e Justificativa)
Grupo de responsáveis técnicos: elaboração de listas de materiais, criação dos itens básicos do
PPC.
• Construído em PPC padrão e construção e análise em conjunto nas reuniões dos itens básicos,
análise dos demais itens padronizados, construção, revisão e operacionalização do edital do
material didático.
Planejamento de Supervisão Pedagógica – elaboração de documentos (atribuições da
supervisão pedagógica, guia para a elaboração do caderno temático, checklist para conferência do
caderno temático, apresentação para treinamento do professor conteudista, ficha orientativa para
frequência do professor)