Clique aqui e acesse os EDITAIS
O Projeto Capacita Sul de Minas tem por objetivo ampliar a oferta de qualificação e capacitação de profissionais, jovens e mulheres por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e pós-graduações on-line e presenciais, com estimativa de atender 20.000 pessoas, residentes em 100 municípios sul-mineiros, até o fim de 2023. As oportunidades são diversificadas para suprir as demandas regionais e compreendem desde cursos rápidos (com carga total de 30 horas) até pós-graduações (12 meses de duração), todos gratuitos.
O PROJETO:
A ação é dividida em 5 modalidades educacionais que são:
01 - Cursos FIC Presenciais: Serão 51 cursos gratuitos, como: pedreiro, horticultor, maquiador, cuidador de idoso, costureira, recepcionista, de marketing digital e de Libras, entre outros. Esses cursos acontecerão em 100 municípios ao longo de 2021, 2022 e 2023. São cursos com carga horária de 30 horas e duração de duas semanas. As ofertas não serão ao mesmo tempo. Serão divididos grupos de municípios e as oportunidades e editais sempre serão publicadas no site.
02 - Cursos FIC na modalidade a distância (EaD): as qualificações são para Assistente Administrativo e de Secretaria Escolar; Auxiliar de Laboratório de Saúde, Balconista de Farmácia, Auditoria e Perícia e Noções Gerais de Contratações Públicas.
03 - Cursos FIC de Corte e Costura (presencial): visa capacitar 500 pessoas em curso de Corte e Costura com carga horária de 80 horas, nos anos de 2021 e 2022, nos municípios de Passos, Machado, Boa Esperança, Paraguaçú e Poço Fundo. Serão produzidos 5.000 lençóis e camisolas que serão doados para hospitais da região.
04 - Curso de pós-graduação Lato Sensu na modalidade a distância (EaD). As especializações são para Educação Inclusiva; Informática na Educação e Bioética. Os cursos ocorrerão em 2022 e 2023.
05 - Caminhão de cursos: as novidades também contemplam crianças e jovens. Eles serão apresentados ao mundo maker, à robótica e ao universo da inovação por meio de laboratórios móveis, montados no interior de caminhões, que irão rodar pela região. Além disso, haverá cursos exclusivos para mulheres, capacitando-as para realizarem pequenos consertos na área de hidráulica e elétrica, incentivando o empreendedorismo e abrindo horizontes para o mercado de trabalho.