Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Arduíno Challenge
Início do conteúdo da página

Arduíno Challenge

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 15h06 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 15h26

Equipe de estudantes do 1º ano de Informática está na final da competição

Arduino challenge 15Juan Antônio Borges Felipe, Gabriel Augusto dos Santos, João Victor Ferreira Fraga e Rodrigo Pereira dos Santos, alunos do 1º ano de Informática Integrado do Campus Pouso Alegre, passaram pela fase classificatória e vão disputar a final da competição Arduíno Challenge, em novembro, no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí.

A etapa classificatória aconteceu no sábado, 14 de setembro. Quatro equipes do campus disputaram a vaga. “Não esperávamos porque competimos com alunos do segundo e terceiro ano de Informática que estão mais avançados nessa parte de programação. Foi uma surpresa por ser a nossa primeira competição e conseguimos vencer essa etapa”, disse Gabriel.

Durante a prova, cada equipe precisava completar seis missões. A cada  etapa completada a equipe conquistava balões com a pontuação. “Tivemos tentativas e erros. Fomos analisando onde estávamos errando e corrigindo”, contou João Victor. Os alunos vencedores contam que houve momentos de desespero, mas a união da equipe foi o fator determinante para a vitória. “Dividimos as funções e isso ajudou muito. Um consertava o erro do outro. Mas o que influenciou a vitória foi que nós não nos deixamos influenciar pelo resultado dos outros grupos ao longo da prova. Quando um de nós sentia que não íamos conseguir o outro puxava a orelha”.

Os alunos passaram por treinamento extrassala, além do conhecimento que é próprio do curso. “Eles trabalharam um tema muito atual que é a robótica que mobiliza conhecimentos de áreas que eles trabalham no curso e ao mesmo tempo conhecimentos novos que eles estão adquirindo hoje e adquiriram durante o treinamento relacionados à robótica e automação que são muito importantes para a revolução tecnológica que estamos passando na sociedade”, disse o professor Luís Antônio Tavares.

Houve um grande envolvimento dos alunos que se sentiram desafiados na competição. “Foi um momento de aprendizagem para nós porque tivemos que programar na plataforma arduino”, contou Juan.

Sobre o Arduíno Challenge

A competição se originou de uma iniciação científica no Inatel. Percebeu-se que o Arduíno Challenge poderia “ajudar os alunos que ainda não decidiramArduino challenge 4 qual profissão seguir a perceberem se eles têm facilidade e vocação para a área de exatas. Então eles aprendem sobre engenharia através de elementos lúdicos e de forma empírica, colocando a mão na massa’, explicou o engenheiro de computação e especialista em sistemas, Diego Henrique da Costa.

Esse ano o Arduino Challenge completa cinco anos e estão sendo realizadas duas edições simultâneas, uma voltada para o ensino médio regular nas regiões de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro e a edição para colégios técnicos concomitante ou integrado ao ensino médio (Minas e Rio de Janeiro). Na competição é usada a plataforma arduíno que tem como base um carrinho seguidor de linhas.

A etapa final ocorrerá no Inatel, no dia 30 de novembro. Cada equipe vencedora da fase classificatória vai disputar a grande final. Serão 10 equipes do ensino técnico.

A temática desse ano são os Vingadores. A etapa final será baseada no filme ‘O Ultimato’. Diego falou um pouco do que espera as equipes na grande final.“Detalhes da final serão divulgadas no dia para que eles se surpreendam e utilizem, além do conhecimento técnico, também a criatividade para solucionar os problemas aos quais eles serão expostos. O que eu posso dizer é vai ser uma pegada mais voltada para a parte social”.

E se depender da empolgação dos meninos do Campus Pouso Alegre, a vitória já tem um destino. "A final será muito disputada, com equipes qualificadas, vai ser um dia de muito aprendizado e nossa expectativa é trazer essa vitória para o campus", disse Rodrigo.

Equipes que disputaram a etapa classificatória no Campus Pouso Alegre

1 - Juan Antônio Borges Felipe, Gabriel Augusto dos Santos, João Victor Ferreira Fraga e Rodrigo Pereira dos Santos
2 - Nícolas da Silva Cioffi, Luis Fillype Vilela Cunha, Sofia Mariana Costa de Oliveira, Luiz Eduardo Fideles Ferreira
3 - Alexandre Calazans Possari, Guilherme Henrique da Silva, Yasmim Daina Guido do Nascimento, Murilo de Oliveira Domingos Figueiredo
4 - Fillipe Chagas Souza, Michael Collins Silva, Caio Henrique Coimbra e Souza, Heitor Novais Pereira

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página