Página inicial > Notícias > Desafio IF Administrador Júnior

Desafio IF Administrador Júnior

Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 12h57 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2019, 13h00

Alunos de Administração aprendem a superar os desafios do mundo do trabalho

Café com empresários 12O projeto “Desafio IF Administrador Júnior” desenvolvido esse ano no curso de Administração do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre aproximou os alunos, de empresários da região. Os estudantes foram desafiados a entrarem em contato com empresas, detectarem e delimitarem os problemas e, em equipes, desenvolverem propostas para sanar as deficiências. “Nesse contato com os empresários eles aprendem infinitamente mais que em uma aula convencional”, explicou a coordenadora do projeto, professora Denise Cervilha.

Os alunos do curso, que estavam acostumados às aulas teóricas, aprovaram o projeto. “Foi interessante essa conexão com as turmas. O contato com alunos nos possibilita várias visões. A troca de conhecimentos com os empresários é muito importante, novo e especial”, disse Amanda Jacinto Santos – 3º Adm.

“Representa um grande avanço porque vamos sair daqui com a cabeça voltada para o mercado de trabalho, que é o objetivo do curso técnico. Ter esse contato com as empresas significa que estaremos muito mais preparados”, completou Marcela Marques – 2º Adm.

As propostas de melhorias aos problemas identificados pelos alunos durante o projeto foram apresentadas em um café com os empresários na manhã desta quarta-feira, 13. “É maravilhoso para o crescimento deles e ajuda muito a gente, porque estamos ali diariamente e vemos com outros olhos a situação. Eles vendo do modo profissional e colocando uma solução é maravilhoso”, contou a empresária do ramo de lingerie Rosângela Carmen Campos Fernandes, que vai implantar na loja a planilha proposta pelos alunos.

A empresária Edith Marinho Ribeiro de Carvalho também pretende pôr em prática uma das ideias apresentadas. “Os alunos estiveram na empresa e viveram na prática o que é o nosso dia a dia. Isso agregou para mim e para eles. Sou muito resistente ainda à informática, mas a gente tem que acompanhar senão a gente fica para trás”.

O projeto também foi elogiado pela presidente SOS Bichos, Carla Viviane Fernandes Sousa. “É muito importante, principalmente para nós que somos de ONG, Café com empresários 8entidades sem fins lucrativos, e temos dificuldade em ter acesso a esse tipo de assessoria. Fiquei impressionada com a seriedade, o comprometimento dos alunos e o resultado do trabalho. Eles apontaram soluções importantes que vão nos ajudar bastante, sobretudo na parte de captação de recursos”.

Na apresentação das propostas teve até aluno que conseguiu uma vaga de estágio. Foi o caso da Camile Oliveira – 2º Adm. A equipe dela apresentou ideias para sanar as deficiências em uma empresa do ramo agropecuário. “Desenvolvemos uma proposta de intervenção para a empresa que está relacionada ao marketing digital. Sair de toda a teria que aprendemos nesses anos e ir para uma empresa e ver a realidade do mercado foi uma experiência maravilhosa. Acrescentou muito no nosso curriculum”.

Para a coordenadora do projeto, nesse processo todos ganharam, sobretudo os alunos que vivenciaram a teoria do curso na prática, aprenderam a trabalhar em equipe e superaram as adversidades.

A atividade fez parte da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura.