Página inicial > Notícias > Diversificação do acervo

Diversificação do acervo

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 13h29 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 13h31

Biblioteca Paulo Freire recebe 193 novos títulos para atender a comunidade interna do Campus

livros biblioteca 1Já estão à disposição de alunos e servidores do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, os livros adquiridos pela biblioteca Paulo Freire. São 193 novos títulos nas áreas de Ciências Sociais, Linguística, Saúde, Artes e recreação, Literatura, Biografia e História. Clique aqui para conhecer todos os títulos adquiridos.

De acordo com a bibliotecária Michelle Araújo, a seleção dos livros foi cuidadosamente planejada, levando-se em consideração diversas fontes de sugestões e diretrizes pedagógicas. “Os títulos foram escolhidos com base em uma ampla gama de critérios, incluindo recomendações de alunos, professores, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Neges) e as necessidades identificadas pela própria biblioteca”.

O investimento total para a aquisição dos novos títulos foi de R$ 20 mil. Os livros escolhidos visam atender às exigências legais, como a Lei n.º 10.639/2003 e a Lei n.º 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nas instituições de ensino e ainda está alinhada com a Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação, que preconiza a curricularização da extensão, integrando atividades de extensão nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC).

“Ao adquirir esses títulos, visamos não apenas enriquecer o acervo da biblioteca, mas também promover uma educação mais inclusiva,livros biblioteca 3 diversificada e comprometida com a valorização da pluralidade cultural e social do nosso país”, disse Michelle.

Segundo a servidora Brenda Tarcisio da Silva, integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, o NEABI celebrou a recente aquisição de obras literárias pela Biblioteca do Campus Pouso Alegre. “É gratificante vermos o resultado de nossos esforços conjuntos refletidos no acervo, agora acessível a toda comunidade acadêmica. Esses novos títulos não só enriquecem nosso ambiente de aprendizado, mas também representam um importante passo rumo à promoção de práticas antirracistas. Professores terão à disposição recursos para aprimorar seu entendimento e engajamento nesse tema crucial, enquanto os alunos poderão expandir seu conhecimento individual e seu entendimento das experiências negras e das contribuições indígenas em nossa sociedade."

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre