Página inicial > Notícias > Entrevista - Curso de Comunicação e Marketing

Entrevista - Curso de Comunicação e Marketing

Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2024, 13h32 | Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2024, 13h32

Programa EJA -EPT promove curso de comunicação e marketing

WhatsApp Image 2024 05 06 at 13.10.12Tem início nesta terça-feira, 7 de maio, via Google Meet, a Oficina de Comunicação e Marketing, destinado aos bolsistas das Secretarias Regionais de Ensino (SRE’s) atuantes no Projeto da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica. Serão quatro encontros, dias 14 e 28 de maio, 11 e 25 de junho.

O curso abordará os seguintes temas: Apresentação da oficina e mapeamento da jornada do usuário; Alinhamento da equipe sobre o Projeto; Conceitos chaves do Marketing; Comportamento do usuário e divulgação; Tipos de comunicação: assertiva, não assertiva e agressiva.
Em entrevista, o Coordenador de Marketing do projeto, Thiago Alves de Souza, falou sobre o curso.

842aea048a728d76de86b870e3908a1a botao de seta verde redondoComo você avalia a importância dessa “Oficina de Comunicação e Marketing” para o projeto EJA - EPT?
Thiago Alves - A oficina é essencial para capacitar a equipe das SREs envolvidas no projeto, fornecendo ferramentas necessárias para uma comunicação clara e eficaz. Além disso, o marketing é tratado como uma ferramenta estratégica para engajar e reter alunos, sendo crucial para o sucesso do projeto ao maximizar a visibilidade e o impacto do mesmo entre o público-alvo.

842aea048a728d76de86b870e3908a1a botao de seta verde redondoComo será a dinâmica do curso?
Thiago Alves - As aulas ocorrerão de forma síncrona através do Google Meet, com encontros quinzenais de duas horas. Serão combinadas aulas expositivas com recursos visuais, vídeos ilustrativos, e estudos de caso pertinentes ao contexto educacional da EJA. Haverá também atividades em grupo e discussões para promover a interação e troca de experiências entre os participantes.

842aea048a728d76de86b870e3908a1a botao de seta verde redondoEm sua opinião qual (ou quais) está sendo o maior desafio do projeto?
Thiago Alves - Um dos desafios críticos do projeto é a dificuldade de comunicação e integração entre todos os stakeholders envolvidos. Coordenar eficientemente as interações entre diferentes grupos, como alunos, equipe pedagógica, administradores e parceiros externos, requer uma comunicação clara e efetiva para garantir que todos estejam alinhados com os objetivos e estratégias do projeto. A complexidade aumenta com a necessidade de ajustar as mensagens para diferentes públicos, mantendo a consistência e precisão das informações compartilhadas. Além disso, a integração eficaz desses diferentes grupos é essencial para criar um ambiente colaborativo que suporte o sucesso do programa educacional.

842aea048a728d76de86b870e3908a1a botao de seta verde redondoQual o grande diferencial do projeto EJA - EPT que deve ser utilizado como maior ênfase para agregar alunos?
Thiago Alves - O grande diferencial do projeto é sua capacidade de reintegrar adultos ao ambiente educacional, oferecendo uma abordagem personalizada que considera as necessidades, motivações e o contexto social e cultural dos alunos. Além disso, o uso estratégico de marketing para diferenciar o curso no mercado educacional e promover o engajamento é um ponto de destaque que deve ser enfatizado.

Como a comunicação e o 842aea048a728d76de86b870e3908a1a botao de seta verde redondomarketing podem fazer a diferença nesse projeto educacional?
Thiago Alves - A comunicação e o marketing são cruciais para a eficácia do projeto educacional. Eles não apenas ajudam a informar e atrair alunos potenciais, mas também são fundamentais para construir a imagem do projeto, gerenciar percepções públicas e garantir uma interação contínua com o público. Estratégias bem desenvolvidas podem aumentar significativamente a acessibilidade e
inclusão, criando um ambiente mais acolhedor e estimulante para os alunos.