Matrículas abertas
Curso de formação de professores da EJA recebeu mais de duas mil inscrições
Já está disponível a lista dos classificados para as matrículas no curso de Formação de Professores: Metodologias Ativas e Tecnologias para a EJA. Foram 2.382 inscrições de 13 a 25 de março. O sorteio foi realizado nesta quarta-feira e aberto para participação dos candidatos através do google meet, previamente divulgado. O período de matrícula está aberto de 27 de março a 12 de abril.
O curso é o primeiro ofertado pelo projeto Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica, do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, na modalidade EAD, com início em 24 de abril.
Sobre o curso
O curso Formação de Professores: Metodologias Ativas e Tecnologias para a EJA está previsto para ocorrer no período de 24/04/2024 a 06/08/2024 com uma carga horária total de 200h, ofertado na modalidade a distância, através da plataforma MOODLE.
O principal objetivo do curso é ‘possibilitar o processo formativo de educadores de jovens e adultos a partir de princípios da perspectiva sociointeracionista e crítica, das metodologias ativas, da aprendizagem significativa e do uso das tecnologias da comunicação’.
Objetivos Específicos
• Preparar profissionais para atuação na docência, no desenvolvimento de práticas educativas ativas e na otimização do processo de ensino-aprendizagem;
• Qualificar profissionais com conhecimentos teórico-práticos específicos para atuação na modalidade EJA;
• Promover o conhecimento sobre metodologias ativas de ensino e aprendizagem e suas estratégias didático-pedagógicas aos docentes que atuam/atuarão na EJA;
• Proporcionar o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento: definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e próprias da formação profissional na EJA;
• Propiciar momentos práticos de elaboração, execução, registro dos documentos pedagógicos e seus usos no contexto escolar;
• Qualificar profissionais para acesso, uso e contextualização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) conforme suas práticas pedagógicas na EJA;
• Promover multiletramentos/letramento digital.
Componentes Curriculares
• Letramento Digital
• Concepções e Princípios da Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos
• A Aprendizagem na Juventude e na Idade Adulta
• Prática Pedagógica em EJA: a dialogicidade como princípio educativo
• Metodologias ativas na Educação de Jovens e Adultos
• Educação de Jovens e Adultos e as Tecnologias da Informação e Comunicação
Assessoria de Comunicação
Projeto EJA-EPT
Sorteio realizado no dia 27/03, às 9h, via meet