Projeto integrador
Alunos de Química participam de oficina do SEBRAE
Na atividade, que faz parte do Projeto Integrador, os alunos do 3º ano do curso Técnico em Química apresentaram jogos educativos, colocando em prática o que aprenderam ao longo do curso. As apresentações foram feitas a empresários e representante do SEBRAE que avaliaram a viabilidade comercial dos projetos.
De acordo com o professor e coordenador da oficina, Roberto Ananais, um dos principais objetivos da atividade foi complementar o conteúdo que os alunos aprendem na disciplina “Projeto Integrador 3”. Nessa disciplina, eles são incentivados a criar um projeto que une a teoria das aulas de química com as normas do empreendedorismo. “Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades como resolver problemas e trabalhar em equipe, além de estimular a criatividade na hora de propor soluções para desafios enfrentados pela indústria química. Outro ponto importante é incentivar os alunos a tomarem decisões e a pensarem de forma inovadora, sempre buscando colaborar e interagir com os colegas para alcançar objetivos comuns.”
Ele explicou que a ideia é mostrar que a química não é um assunto difícil de entender, como muitas pessoas pensam, e que ela está presente no nosso dia a dia. E mostrar que é possível transformar conhecimentos químicos em produtos comerciais.
Para a consultora do SEBRAE, Natália Alckmin, por meio de uma oficina de modelagem de negócios, é possível transformar as ideias dos estudantes em algo mais prático e com potencial de virar um negócio.
Vinicius da Conceição Mendonça integrou a equipe que desenvolveu um jogo para facilitar a compreensão dos elementos da tabela periódica de uma maneira mais intuitiva. “Esse tipo de workshop, com suporte do SEBRAE, pode nos oferecer um conhecimento mais profundo sobre como criar algo que chame a atenção do mercado. Estamos prestes a nos formar e, possivelmente, esta seja uma forma de garantir nossa inserção no mercado de trabalho, através do empreendedorismo.”
Para o aluno Cleiton Silva Souza, encontros como este são uma oportunidade de dar um aspecto mais comercial às propostas. “Desejamos contribuir com o ensino de química, especialmente em instituições públicas, tornando essa área mais acessível a todos.”
Texto e fotos: William Sanches