Página inicial > Notícias > Química e Matemática

Química e Matemática

Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2018, 16h01 | Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2018, 11h44

Palestras e oficinas marcam a semana dos cursos de Licenciatura do Campus Pouso Alegre

Semana licenciaturas 9Durante os dias 8 e 9 de outubro, os alunos dos cursos de Licenciatura em Química e Matemática tiveram a oportunidade de enriquecer seus curriculos com temas voltados para a formação de professores. As palestras e oficinas fizeram parte da IV Semana das Licenciaturas do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre (II Semana da Química e II Semana da Matemática).

“Procuramos abordar temáticas que os cursos têm deficiência de abordagem pelo tempo, pela especificidade da formação, além de ser um momento para discussão de temas que são relevantes para a formação de professores”, disse Flávio Freitas, coordenador do Curso de Licenciatura em Química.

Na palestra de abertura, a professora doutora em Educação, Sônia A. Siquelli, abordou o tema “Formação Humana, projeto de Sociedade e protagonismo da escola: a quem serve a BNCC - Base Nacional Curricular Comum”. Inicialmente, ela fez uma contextualização da educação no Brasil até a chegada do documento, em 2017, e quais as mudanças ele trouxe para o meio escolar. “O que eu vou expor aqui é pra gente pensar, refletir, porque afeta o protagonismo da escola”.

Antes da BNCC, os professores e as escolas organizavam suas propostas pedagógicas, cada uma com sua identidade, e consideravam como parâmetros o conteúdo e as formas de avaliação. “Da década de 90 pra frente, a gente vinha construindo esse espaço democrático, propondo, discutindo e reformulando esse conteúdo. Tínhamos um plano nacional de educação para cumprir metas e exigir do Estado mais investimentos na educação brasileira”.

Com a BNCC, as escolas são obrigadas a seguir um único conteúdo sem respeito às diversidades. “Ela vai direcionar as políticas e curriculos. E como o Semana licenciaturas 15Estado vai avaliar isso? Ele vai aliar as avaliações de larga escala e amarrar com a BNCC. Se ao ser avaliada a escola não der o resultado que se espera, não vem verba. Nós perdemos autonomia e protagonismo”.

Sônia deixou pontos de reflexão para os participantes. “Vocês são alunos e serão professores. Não existe educação neutra. Todo ato de educar é um ato político, daquele que tem o conhecimento para aquele que está se apropriando do conhecimento. Pra nós que somos seres de aprendizagem, temos que tomar cuidado, porque tanto os livros quanto as nossas atitudes estão carregadas de valores. Esses valores são bom pra quem? Para os alunos? Para os professores? Ou para o mercado? Aos professores cabe entrar nessa luta contra a robotização da educação nacional pública e colocar-se em defesa da qualificação do magistério e de seus estudantes, pois estes serão as principais vítimas de mais décadas perdidas na nossa educação”.

Outras atividades

Ainda no primeiro dia do evento, os alunos participaram da palestra “Avaliação em sala de aula de Matemática”, com a professora mestre Danielli Ferreira Silva.

Semana licenciaturas 22No segundo dia, foram realizadas as oficinas "Estudo de Complexos Cristalinos", com Fábio Faria Paiva e  Augusto Iwashita Costa; “LateX”, com o Prof. Dr. Márcio; “Laboratório de Educação Matemática nas Escolas”, com alunos da Licenciatura em matemática orientados pelo professor Daniel Prates; “Lousa Interativa - Interatividade e dinamismo em sala de aula", com a professora Lucy Mirian e os discentes Phellipe, Ana Cristina, Renan e Silvia. Também foram realizadas três palestras: “Linguagem e o Ensino de Química”, com a professora Dra. Juliana Furlani; “Química de Lantanídeos”, com a mestra Flávia de Sousa Ferreira e “História da Matemática em atividades didáticas”, com o professor Paulo César.

“Os eventos que são proporcionados a nós, estudantes das licenciaturas são muito importantes pois vemos as pesquisas que estão ocorrendo em outros campi e quais áreas pretendemos seguir. E esse contato com professores de outras instituições é de suma importância para a nossa formação”, disse o aluno Dênis de Melo Chaves, do curso de Licenciatura em Matemática.

Ascom/Campus Pouso Alegre
10/10/2018