Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > SEJA 2025
Início do conteúdo da página

SEJA 2025

Publicado: Terça, 13 de Mai de 2025, 13h50 | Última atualização em Quarta, 14 de Mai de 2025, 18h41

Juventude e Empreendedorismo Rural é tema da Semana do Jovem Agricultor do IFSULDEMINAS

 

f186e579 7852 4860 9a07 c61fab70c2daNo Campus Pouso Alegre, a SEJA reuniu 250 estudantes e professores da Escola Municipal Professora Maria Barbosa e dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, nas áreas de Administração, Informática, Edificações e Química. Na abertura da semana, os participantes receberam as boas-vindas da diretora substituta Eliane Silva Ribeiro e puderam conhecer um pouco mais da história do evento com a diretora de Extensão do IFSULDEMINAS, Michelle da Silva Marques.

A primeira palestra do dia trouxe as experiências do engenheiro agrônomo da Emater, Diego Oliveira da Paz, que falou sobre o uso de drones e geotecnologias para promoção da sustentabilidade no setor agropecuário. “O uso de novas formas de tecnologia, como o drone, por exemplo é um caminho sem volta. Nesse mundo competitivo, tudo que pode ajudar a aumentar a produção e reduzir as perdas deve e pode ser agregado ao homem do campo”.

Professor de geografia na E. M. Profª Maria Barbosa, João Luiz , destacou a importância da participação dos alunos nesse momento23a0e7cd ba49 4c8a af4e 65a56bc18c8c dedicado ao homem do campo. “Essa integração de tecnologia ao homem do campo é benéfica. E ver como o usado de drones tem aumentado nas lavouras mostra o quanto o mundo rural vem passando por transformações".

O técnico em agropecuária, José Abílio de Oliveira Filho, apresentou os projetos da Emater, inciativas que estão dando certo no campo e aumentando a produtividade nas propriedades rurais.

O evento teve ainda a participação de Vanessa de Oliveira, Gerente de Geração de Demanda, e Robson Marcondes, especialista em fisiologia vegetal, da Adubos Real com a palestra “Raízes fortes, voos altos: o agro como caminho para crescer, inovar e empreender”.

Aluno da Escola Municipal do bairro Algodão, Jorge Gomes, do 9º ano do ensino fundamental, também achou muito gratificante participar do evento. “Muitas vezes, quem vive na zona urbana tem uma imagem que não condiz com a realidade do campo. Para alguns, quem vive ali, está alheio às novas formas de produção, mas isso não condiz com a realidade. A tecnologia está tão presente na área rural quanto na urbana”.

Participação especial

Durante o evento, os participantes também puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelo NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do Campus Alegre,com atendimentos presenciais, respondendo dúvidas sobre a declaração de ajuste anual do Imposto de Renda Pessoa Física, regularização do CPF, ITR e abertura de pequenas empresas, como o MEI.

A Copese também esteve presente orientando os alunos visistantes sobre o processo seletivo do IFSUDLEMINAS.

O encontro foi finalizado com a apresentação do documentário "Maçaranduba e o Morango" de Rafael Brandão, Edith Marinho e Marcos Amâncio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página