Sustentabilidade em foco
Aula magna marca o início das aulas dos cursos Ead em 2025
Com o tema “Sustentabilidade em foco: desafios e perspectivas para a formação técnica e profissional”, foi realizada nesta quarta-feira, 13, uma palestra direcionada a toda a comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS. A palestra da professora Camila Colombo de Moraes abordou a importância desse tema na formação técnica e profissional dos alunos, destacando a responsabilidade das instituições de ensino em integrar conceitos sustentáveis em seus currículos. Ela apresentou os três pilares da sustentabilidade — ambiental, social e econômico.
Durante a aula, a palestrante pediu que os participantes fizessem uma reflexão sobre os desafios que enfrentamos nesse mundo globalizado. “Sem a sustentabilidade não teremos o progresso de fato. O pilar ambiental é o primeiro e, talvez, o mais urgente. Ele não é apenas uma responsabilidade, mas uma necessidade vital”. Camila enfatizou que a sustentabilidade deve vir junto com a equidade social e, por fim, o pilar econômico que seria reflexo dos dois anteriormente. "A verdadeira sustentabilidade é um equilíbrio delicado entre os pilares ambiental, social e econômico. Esses elementos interconectados formam a base de um futuro sustentável e mais justo."
A aula magna marcou o início de mais um semestre letivo para os cursos Ead, no Campus Pouso Alegre. Organizador do evento, Thiago Alves de Souza, coordenador do Curso Técnico em Qualidade e da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho destacou a importância da aula em uma instituição que atende mais de 4 mil alunos na modalidade EaD, distribuídos nas mais diferentes áreas de formação. “Este momento foi pensado especialmente para todos vocês, que são o centro de nossas ações educacionais e o motivo pelo qual trabalhamos com tanto empenho”.
Sobre a palestrante
Camila Colombo de Moraes possui doutorado em Engenharia de Produção pela UFSCar, é mestre em Engenharia de Produção e graduada em Administração de Empresas pela UNESP. Realizou pós-doutorado na Fundação Getúlio Vargas, pesquisando modelos de redistribuição de alimentos. Atualmente, é professora do Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Bauru (UNESP). Atua principalmente nas áreas de gestão da cadeia de suprimentos, sistemas alimentares, desperdício e perda de alimentos, gestão de operações e sustentabilidade, com destaque para o setor agroindustrial.