Página inicial > Notícias > 1ª Feira de Matemática

1ª Feira de Matemática

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 12h52 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2023, 13h12

Trabalhos expostos no evento mostram diferentes formas de ensinar a Matemática

a1bf55d6 5311 4ed2 9fcb 4216d9760369Estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais mostraram, na 1º Feira de Matemática do Sul de Minas, que é possível ensinar a Matemática de uma forma lúdica, utilizando jogos, atividades de investigação e a etnomatemática para desmistificar uma das mais temidas disciplinas. O evento foi promovido pelo IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre e recebeu a exposição de mais de 40 trabalhos desenvolvidos em Instituições de ensino dos municípios de Pouso Alegre, Extrema, São Lourenço, Bragança Paulista, Conceição dos Ouros, Natércia, Inconfidentes, Alfenas, Carmo de Minas, Machado e Passos.

Do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Passos, a equipe de Luana Afonso do Nascimento trouxe um jogo africano inspirado no jogo da velha que auxilia na construção e desenvolvimento de noções de geometria no ensino médio. Com ele é possível trabalhar conceitos como circunferência, área, diagonais, diâmetro além de ensinar a cultura africana. “Na feira temos contatos com outras metodologias de ensino, a gente absorve muito do que pode ser trabalhado dentro de sala de aula para quebrar com esses preconceitos de que a Matemática é chata, difícil, complicada, para fazer com que os nossos alunos se interessem, se engajem na aula e consigam aprender de uma forma mais efetiva”, disse Luana.

Aluno da Licenciatura em Matemática, do Campus Pouso Alegre, André Ferreira MendesFeira matemática 12 utilizou um dominó diferente para estimular o raciocínio lógico e rápido dos alunos. “O objetivo é tirar os alunos da zona de conforto. Quero que ele desenvolva o raciocínio assim que vê a expressão”. O Dominó Mática é um jogo didático com expressões numéricas. O participante deve resolver o problema para saber onde a peça se encaixa.

Outro trabalho apresentado na Feira foi o ‘Meninas Digitais’, do IFSULDEMINAS – Campus Machado que foca em atividades que visam a permanência de meninas no estudo da tecnologia. O projeto surgiu em 2019 inspirado em um modelo da Sociedade de Computação Brasileira. “É importante ter mulheres na matemática, na Tecnologia, na Ciência. Sempre bom a gente ter referências para não desanimarmos no decorrer do curso”, disse uma das integrantes do projeto Emily Moreira Ferreira.

“Essa diversidade de atividades mostra o quanto o ensino da Matemática é gostoso: um cubo mágico, um desafio de lógica são coisas que estão agregadas à Matemática e vêm desmistificar essa disciplina considerada tão difícil mas que na verdade, é mal interpretada”, disse o diretor-geral do Campus Pouso Alegre, Alexandre Fieno.

Cerimônia de abertura

A abertura da 1ª Feira de Matemática do Sul de Minas aconteceu nesta segunda-feira, 27, no auditório do Campus Pouso Alegre.

Feira matemática 2Em sua fala, o Pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, Luiz Carlos Dias Rocha falou da importância de eventos como este para mudar a forma como algumas pessoas veem a Matemática. “Eles nos dão a oportunidade de dizer que a Matemática não é um extraterrestre, que ela está no nosso dia a dia. Outra questão é que estamos muito próximo de futuros professores (as) que poderão utilizar os mecanismos encontrados aqui para não trabalhar a Matemática da maneira como conhecemos. O estudante que supera o medo da Matemática e adentra o mundo que ela oportuniza certamente conseguirá dialogar com todas as outras ciências”.

Para a Secretária Municipal de Educação, Suelene Marcondes de Souza Faria, o envolvimento de diferentes escolas no evento, amplia o conhecimento da Matemática. “Aqui vamos descobrir novos e futuros inventores, futuras soluções de problemas, de grande importância e muito relevante”.

A Diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre, Rafaelly Gomes de Lima Silveira falou sobre a defasagem na contratação de professores da área e reforçou a importância de um ensino de Matemática que não leve o aluno a temer a disciplina. “A feira vem mostrar essa necessidade da gente aprender a Matemática, entender que ela está no dia a dia”.

Para a Coordenadora Institucional do PIBID, Luciana Vanessa de Almeida Buranello, o evento é mais uma possibilidade de mostrar que fazer Licenciatura em Matemática vale a pena. “É uma forma da gente valorizar os professores e alunos que estão expondo, fazendo a gente ressignificar essa Licenciatura muitas vezes defasada, que cai muito no ensino tradicional. A gente leva para a sala de aula metologias mais diferenciadas como a resolução de problemas, os jogos, as atividades de investigação, a etnomatemática. Esse evento dinamiza a divulgação desses trabalhos e por consequência valoriza a Licenciatura em Matemática”.

Sobre a FeiraFeira matemática 30

A 1ª Feira de Matemática do Sul de Minas Gerais é um evento promovido pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais através da Pró-Reitoria de Extensão e organizado pelo curso de Licenciatura em Matemática do Campus Pouso Alegre. Conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre, da Secretaria Municipal de Educação de Pouso Alegre e da Diretoria Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-MG).
A Feira de Matemática tem como finalidade incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas, constituindo-se como uma experiência curricular ou extracurricular de relevância para sistematizar e implementar os Projetos e/ou Programas de Educação Científica dos estudantes e professores, contribuindo para a inovação curricular.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre