Página inicial > Notícias > 5º Workshop EAD

5º Workshop EAD

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 13h39 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 13h43

Workshop de Educação à Distância chega ao fim com estudo em Pouso Alegre

Workshop ead 1O encontro reuniu servidores técnicos e docentes do Campus Pouso Alegre e da reitoria para um estudo sobre ensino híbrido com a professora Eliana Nogueira Barion, do Centro Paula Souza, de São Paulo.

Ao dar início ao workshop, o diretor de Educação a Distância, Evandro Moreira explicou a importância do tema aos participantes. Segundo ele, houve um pedido vindo dos próprios campi da instituição à diretoria de EaD, solicitando mais informações sobre a Educação Híbrida, uma vez que a Legislação passou a permitir às escolas técnicas e universidades a inserção de carga horária à distância nos cursos presenciais.

“Isso é importante não apenas pela qualidade do ensino, por flexibilizar a jornada do aluno, tornar mais interessante a aula inserindo tecnologia no cotidiano do aluno, mas o fato dele não perder o status de presencial muda o nosso modelo de financiamento”, explicou Evandro.

Atualmente os cursos EAD do IFSULDEMINAS, sejam técnicos ou superiores, tem 80% de carga horária à distância e 20% presencial. A mudança prevê uma inversão: 80% presencial e 20% à distância. “Os campi precisavam entender melhor as novas metologias. Com os workshops teremos mais embasamento para discutir a nova resolução da educação híbrida”, disse.

Durante o curso, a professora Eliana Barion levantou vários questionamentos para a reflexão dos participantes. “Como nós, enquanto escola, estamos nos comportando diante do um mundo tão tecnológico? As nossas metodologias atendem às necessidades do nosso aluno de hoje? Enquanto professor, como está sendo a minha didática, como estou conseguindo lidar com esse aluno?

Barion explicou que a cada ano, uma série de novas tecnologias são inseridas no mercado. Que os alunos que chegam às escolas, nos dias atuais, fazem parteWorkshop ead 16 da geração Z, aquela totalmente conectada, que não consegue separar o virtual do presencial. E questionou. “Estamos preparados para receber esse aluno em nossas escolas? Será que esse aluno está preparado para ingressar no mercado de trabalho frente a essa necessidade do mercado de pessoas proativas, multitarefas, mais engajadas? Será que estamos realmente preparando nossos alunos para esse mercado de trabalho?

Para a servidora Mayara Lybia da Silva, que atua no setor de Ensino do Campus Pouso Alegre, o Campus dispõe de professores preparados e boa estrutura, condições necessárias para começar essa reformulação educacional. “Precisamos repensar muitas práticas, uma vez que o nosso público mudou muito, e tende a mudar ainda mais com a evolução tecnológica e as novas formas de consumo, informação e relações interpessoais dos indivíduos. Toda essa análise nos leva a repensar as metodologias utilizadas e as possíveis adaptações para as novas realidades”.

O 5º Workshop de Educação à Distância foi realizado em todos os campi do IFSULDEMINAS, começando nas unidades de Machado e Poços de Caldas no dia 25; Muzambinho e Passos no dia 26; em Carmo de Minas, no dia 27; Três Corações, no dia 28 e, finalizando, nos campi de Inconfidentes e Pouso Alegre, no dia 29 de novembro.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre