Ação solidária
Projeto Espatifa doa jogos para asilo de Pouso Alegre
Todo o processo foi feito artesanalmente pelos integrantes do projeto, desde a concepção dos designs até a confecção das peças
Em mais uma ação solidária dos alunos do curso de Engenharia Civil do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, os idosos atendidos pelo asilo Betânia da Providência receberam a doação de jogos para melhorar a memória, a coordenação motora e a interação social. Em outubro de 2024, foram entregues 159 litros de leite à entidade, resultado das inscrições na competição de pontes de macarrão. Ambas as atividades foram coordenadas pelo projeto ‘Promovendo o Aprendizado e a Criatividade na Engenharia Civil através de Competições e Jogos’, popularmente intitulado como EspatIFa.
Segundo Pedro Henrique de Paula Coutinho, um dos integrantes do projeto, para a escolha dos jogos, foram feitas algumas pesquisas e, após uma seleção cuidadosa, foram escolhidos um jogo de organização numérica, que trabalha a lógica e a coordenação motora; um jogo da memória em um formato diferente do tradicional; e o dominó, que envolve estratégia e interação. Todo o processo foi feito artesanalmente pelos integrantes do EspatIFa, desde a concepção dos designs até a confecção das peças. Toda a dedicação valeu a pena. “A entrega dos jogos no asilo foi uma experiência maravilhosa. Fomos muito bem acolhidos, foram momentos de muita interação, afeto e abraços. Saímos de lá com o coração transbordando de alegria e gratidão pela oportunidade de participarmos de um momento tão especial com o projeto”.
A iniciativa foi aprovada pelos idosos. “Estou muito satisfeita com esses jogos, que são de extrema importância para que o nosso hipocampo possa trabalhar melhor. Queremos agradecer aos alunos que tiveram essa ideia e que nos faz muito bem. Cada jogo é melhor do que o outro”, disse a senhora Ana Lúcia Braghini, de 67 anos.
Com uma rotina que inclui a interação entre os idosos duas vezes por semana, os novos jogos vieram para diversificar as atividades. “Nesses momentos eles relaxam, se divertem e, tendo tipos de jogos diferentes é melhor ainda. Essa iniciativa foi maravilhosa, os jogos são muito importantes para a coordenação motora e a memória”, ressaltou Luciene Prado, supervisora de higienização e recreação do asilo.
Para a coordenadora do projeto, professora Mariana Felicetti, a emoção e o sorriso de cada idoso quando tiveram acesso aos jogos foi o momento mais gratificante da ação. “Sinto orgulho em ver como algo tão simples pode gerar tanta alegria. O brincar é uma linguagem universal, capaz de unir pessoas de todas as idades”.
Sobre o EspatIFa
O projeto surgiu a partir da ideia de se promover competições para os alunos de edificações e engenharia civil do Campus Pouso Alegre, gerando interação entre os estudantes e tornando esses cursos mais atrativos para os futuros ingressantes. “Inicialmente, pensamos em mostrar que os estudos, tanto no nível técnico quanto na graduação, não precisam se limitar apenas a teorias, textos e exercícios”, explicou Pedro.
A primeira participação do projeto em evento aberto à comunidade ocorreu durante a Jornada da Construção, em setembro do ano passado. Os participantes tiveram acesso a diversos jogos: torre maluca, jogo do disco, labirintos e um labirinto elétrico.
O EspatIFa já tem data para uma nova interação. Será durante a recepção dos calouros e retorno dos veteranos, no dia 06 de março.
O projeto é composto pelos alunos Pedro Henrique, Maria Isabel, Yasmim Aparecida e Alvaro Magno, todos do sexto período de Engenharia’ Civil.