Página inicial > Notícias > Adote uma árvore

Adote uma árvore

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 14h58 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 14h58

Alunos, servidores e terceirizados abraçam a ideia e adotam árvores no campus Pouso Alegre

adote uma arvore 4Uma iniciativa simples, mas que está deixando o campus Pouso Alegre mais verde. É a campanha “Adote uma Árvore”, lançada pelo setor de Transportes e Almoxarifado  com o objetivo de oferecer os cuidados que as plantas necessitam para crescerem fortes e saudáveis. “Existem várias árvores no campus que foram plantadas para embelezar, trazer sombra, frutos e flores, mas elas precisam de cuidados diários e específicos. Para nos ajudar contamos com servidores, alunos e terceirizados que estejam disponíveis para auxiliar com essa ação”, explicou a coordenadora do setor, Brenda Tarcísio da Silva.

As servidoras Juliana Andrade e Andressa Freitas adotaram algumas árvores plantadas próximas aos laboratórios de química. “Achamos ótimo a plantação das árvores, pois elas trazem vida para o pátio do campus. Quando elas crescerem, todos nós desfrutaremos de suas sombras e frutos", disse Andressa.

Quem adota uma árvore tem algumas tarefas que devem ser desempenhadas com frequência. A primeira delas é colocar uma placa com o nome do adotante na planta adotada. Essa identificação é fornecida pelo setor responsável pela campanha. E depois:

Reconhecer as necessidades específicas da planta: Um aplicativo que pode ajudar é: Plantnet. Ele identifica as plantas por meio de fotos das flores e folhas;

Regar: com a frequência que a planta exige;

Limpar o "pézinho" da planta: tirar as ervas daninhas e lixos que crescem ou são jogados ao redor e roubam os nutrientes da planta;adote uma arvore 9

Colocar adubos ou fertilizantes: para dar força à planta. Os insumos são doados pelo próprio campus que também aceita doações de adubo para serem compartilhadas com todos os adotantes.

Podas das árvores: Para crescerem com mais força;

“Ah! E claro! Dar atenção à plantinha! Conversar com ela, cuidar, demonstrar que se importa, a torna mais forte e saudável ainda!”, recomendou Brenda.

Alunas do curso de Engenharia Química Flávia Faria Barbosa e Carolina Alexia de Carvalho decidiram adotar e contam como está sendo essa experiência.

“A gente sempre quer mudar o mundo. Então pensamos no que fazer? Sempre queremos fazer algo grande, mas descobrimos que podemos começar pelas pequenas coisas, como adotar uma árvore. Vamos mudando aos poucos”, contou Flávia.

Para Carolina, cuidar de uma árvore está sendo uma terapia. Ela adotou um limoeiro e até deu nome para a planta, ‘Limonada’. “A gente ajuda a árvore a crescer mais forte, deixamos o Instituto mais verde, mais alegre e isso ajuda a gente também a sair da rotina estressante que é a faculdade”.

Até o momento, 40 árvores já foram apadrinhadas. Quem se interessar em fazer parte dessa campanha, pode procurar informações no Setor de Transportes e Almoxarifado do Campus.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre