Página inicial > Notícias > Adote uma caneca

Adote uma caneca

Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 16h20 | Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 13h00

Campanha no IF Pouso Alegre incentiva alunos e servidores a usarem canecas no lugar dos copos descartáveis

caneca no ifQuando retornarem das férias, em julho, os alunos e os servidores do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre terão uma amiga inseparável em suas mochilas e bolsas: uma caneca. É que a partir do próximo semestre, o refeitório da escola não fornecerá mais os copos descartáveis, que causam enormes prejuízos ao meio ambiente.

A medida é uma iniciativa é da Comissão de Sustentabilidade e Logística do campus. “O objetivo dessa medida é, primeiramente, o de conscientizar os alunos e funcionários do IFSULDEMINAS quanto ao uso indevido do plástico e acabar com o montante de copos plásticos utilizados todos os dias no campus”, explicou a professora Gabriela Belinato, uma das integrantes da comissão.

Diariamente, no campus, são descartados 300 copos plásticos. São 6.000 ao mês e 70 mil em um ano. Na natureza, esse material levaria de 250 a 400 anos para se decompor. “Às vezes a gente pensa que o plástico só vai afetar os oceanos e as tartarugas, mas tem animais aqui perto que também confundem plástico com comida. Temos o efeito do microplástico. Todos somos afetados”.

Para utilização no IF, o ideal é que as canecas sejam de até 300 ml e, caso sejam de material plástico, é importante observar se são livres de Bispenol A, que faz mal a saúde.

Além da preservação ao meio ambiente, o uso das canecas vai gerar economia à empresa que administra a cantina do Campus e, essa economia, conforme o contrato de licitação, no final, será revertida em benfeitorias para a escola.

A medida começa a vigorar em 22 de julho.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre