Página inicial > Notícias > Alimentação escolar

Alimentação escolar

Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2024, 11h54 | Última atualização em Quinta, 20 de Junho de 2024, 15h05

FNDE realiza diagnóstico da oferta da alimentação escolar nos campi do IFSULDEMINAS

As reuniões acontecerão em todas as unidades da instituição com o objetivo de levantar informações sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

WhatsApp Image 2024 06 20 at 10.50.42 1Antes das visitas, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação enviou um questionário aos campi do Instituto Federal, respondidos pelos gestores responsáveis pela Alimentação Escolar. O IFSULDEMINAS é o projeto piloto, a partir do qual o questionário está sendo testado, para depois ser aplicado virtualmente a todos os Institutos Federais do país. “As informações coletadas por meio da visita e das reuniões com os gestores serão complementadas pelos dados inseridos no questionário. A partir do diagnóstico, será possível subsidiar o aprimoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar na Rede Federal Tecnológica do país”, disse a coordenadora de Gestão Orçamentária e Financeira da Alimentação Escolar, Luciana Mendonça Gottschall.

Em visita ao Campus Pouso Alegre, as representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação conheceram os projetos institucionais e o estudo realizado para a transição do modelo de gestão atual do refeitório para a autogestão. Atualmente, a gestão do serviço de alimentação dos estudantes é inteiramente terceirizada. “Ressaltamos a importância do direcionamento de recurso orçamentário para que o projeto de autogestão funcione, assim como novos códigos de vagas para que possamos ter profissionais qualificados que possam conduzir e coordenar as atividades no refeitório. Estamos comprometidos em trabalhar juntos para oportunizar o sucesso deste projeto inovador”, disse o diretor-geral do Campus, Alexandre Fieno.

De acordo com o diretor de Ensino, Marcel Freire, foram apresentados os entraves que levam à escolha da terceirização total do serviço e ponderados os prós e contras da prática de terceirização, principalmente na operacionalização do PNAE. Um dos pontos contrários foram as reclamações comuns ao serviço prestado pelas diferentes empresas ao longo dos anos.

“A partir dessa reunião foi possível vislumbrar, num futuro próximo, que o serviço de alimentação estudantil possa ser gerido pelo Campus.
Isso permitiria que a instituição consiga trabalhar a educação nutricional, gerir o cardápio com maior atenção pedagógica, ter uma relação mais próxima dos alimentos com o dia a dia dos estudantes e suas demandas nutritivas, ter uma relação mais próxima da instituição com os trabalhadores da produção dos alimentos, maior capacidade de fornecimento de alimentos diversificados para as necessidades institucionais, maior liberdade de gestão de recursos, entre outros.A autogestão da alimentação escolar é cenário promissor, mas que precisa superar entraves ainda persistentes, como a falta de pessoal, principalmente a falta do cargo de nutricionista”, ressaltou Marcel.

Segundo a a diretora de Assuntos Estudantis do IFSULDEMINAS, Aloisia Rodrigues Hirata, como resultado dessas visistas, será possívelWhatsApp Image 2024 06 20 at 10.50.42 “conhecer melhor a realidade da execução do PNAE nos campi; entender as dificuldades e limitações; pensar coletivamente estratégias para aprimoramento da execução do programa e levar à gestão central do PNAE, no FNDE, informações para tomada de decisões que facilitem e promovam a oferta da alimentação escolar na rede federal”.

Participaram da reunião, a coordenadora de Gestão Orçamentária e Financeira da Alimentação Escolar, Luciana Mendonça Gottschall e a consultora de Execução Orçamentária e Financeira, Nayara Janini Gonçalves Saldanha Pontes Vieira,ambas do FNDE; o pró-reitor de Ensino, Luiz Carlos Dias Rocha, e a diretora de Assuntos Estudantis, Aloisia Rodrigues Hirata, pelo IFSULDEMINAS; o diretor-geral, Alexandre Fieno, o diretor de ensino,Marcel Freire e o diretor de Administração, Emerson Zetula, pelo Campus Pouso Alegre.

Melhorias no refeitório do Campus

De acordo com o diretor de Administração, Emerson Zetula, houve a necessidade de se adequar acabamentos às normas da vigilância sanitária, como substituição de pisos, revestimento cerâmico nas paredes, substituição das portas de madeira por portas de alumínio, ampliação de áreas de armazenamento, substituição de bancadas de granito por bancadas de inox, melhoria na ventilação e sistema de capitação de água. “Essas mudanças garantem maior controle sanitário sobre os processos de produção de alimentos garantindo uma alimentação mais saudável aos alunos e demais usuários do restaurante universitário”.