Página inicial > Notícias > Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Publicado: Sexta, 12 de Janeiro de 2024, 16h11 | Última atualização em Sexta, 12 de Janeiro de 2024, 16h11

Equipe faz testes na plataforma antes do início dos cursos para a EJA

O curso de formação inicial e continuada ‘Redação para concursos e vestibulares’ foi utilizado como piloto na plataforma AVA que será disponibilidade aos alunos dos cursos profissionalizantes do Programa EJA integrada à EPT. De acordo com o coordenador da equipe, Guilherme Rodrigues de Souza, foram verificadas algumas situações que serão corrigidas antes do início dos cursos FIC/EJA. “Está sendo finalizado um documento com todas as dificuldades que enfrentamos na oferta deste curso para servir de parâmetro para a oferta de outros cursos não apenas do programa mas de outros FICs que vierem a ser ofertados”.

Ainda com o curso piloto também foi testado um layout de blocos a partir da plataforma moodle da reitoria. “A partir desse teste chegamos à conclusão de que precisamos de uma plataforma específica para que não haja confusão de alunos de outros projetos e também pela demanda de uma identidade visual para a plataforma. Isto não seria possível utilizando a plataforma da reitoria”.

Nas análises dos Designers Instrucionais (DI) quanto aos PPCs – Projetos Pedagógicos dos Cursos, a equipe se deteve no primeiro cursos que será ofertado pelo programa, o de formação de professores. “Algumas questões nos preocuparam. Diretamente, tudo aquilo que será estabelecido dentro do PPC e o que será estabelecido dentro do guia formativo vai impactar na configuração do AVA”.

A equipe apontou como desafios enfrentados nas primeiras ações: as funções do DI, o estabelecimento de prazos e a contratação dos professores formadores.

Ações desenvolvidas até dezembro de 2023

• Mapeamento de processos a fim de entender o fluxo e os personagens envolvidos nas solicitações inerentes ao AVA;
  • Confecção de Procedimento Operacional Padrão(POP) com procedimentos para postagem de materiais no AVA e POP para criação e administração de cursos;
  • Confecção de nova matriz AVA para envio de materiais pelos professores visando maior controle e organização das postagens;
  • Oferta do curso FIC Redações para vestibulares e concursos como piloto para testes de layout da plataforma, verificação de procedimentos e teste da nova matriz AVA;
  • Aquisição de um computador servidor para hospedar a plataforma do projeto e atender novas demandas;
  • Provisionamento, em parceria com a DTI-Reitoria, de uma nova plataforma para o projeto para configuração de layout, testes de plugins dentre outras configurações, de forma a adiantar as ações enquanto o computador servidor que hospedará a plataforma do projeto não for entregue e estiver operacional;
  • Instalação do plugin de acessibilidade UserWay, apresentado em palestra sobre inteligência artificial realizada no campus, na plataforma do projeto;
  • Solicitação junto a equipe de comunicação e marketing, de uma identidade visual para o AVA.

Programa EJA integrada à EPT – Campus Pouso Alegre