Página inicial > Notícias > Ano letivo 2019

Ano letivo 2019

Publicado: Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 15h22 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2019, 16h36

Servidores do Campus Pouso Alegre se preparam para o início das aulas

Enquanto os alunos não chegam, eles participam de palestras, recebem orientações dos setores e participam de curso de capacitação

inicio ano letivo 6As atividades do ano letivo de 2019 começam nesta quarta-feira, 06, no IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Enquanto aguardam a chegada dos alunos, os servidores participam de palestras e cursos de capacitação. Nesta segunda-feira, 04, técnicos e docentes foram recebidos pela Comissão de Qualidade de Vida que fez alguns apontamentos em retorno a uma reunião de avaliação institucional ocorrida no final de 2018.

Em seguida, a diretora do Campus, professora Mariana Felicetti deu as boas vindas aos servidores e fez um balanço dos primeiros meses de sua gestão. Ela explicou que a gestão está trabalhando, com o apoio da Reitoria, para resolver os problemas de infraestrutura ocasionados por uma tempestade que passou pela região em dezembro do ano passado. Falou do plantio de sansão do campo nas cercas de delimitação do campus visando a segurança do local que já teve várias tentativas de invasão e do plantio de mudas de árvores por toda a extensão da escola. E ainda a aquisição de equipamentos adquiridos através de recursos extras no orçamento.

Palestra

Ainda na parte da manhã, os servidores participaram da palestra “Educação em pauta: olhos no passado, ação no presente e planejamento para o futuro – o que somos nesse processo”, ministrada pelo ex-professor do IFUSULDEMINAS – Campus Muzambinho Ivan Antônio de Freitas.

Ao longo de sua palestra, o professor falou da importância de sermos pessoas críticas quanto às situações que a vida nos impõe, papel que os docentes tambéminicio ano letivo 13 assumem em sala de aula levando seus alunos a se tornarem cidadãos críticos e protagonistas de suas próprias histórias. “É preciso ensinar as regras, mas necessário fazer o aluno raciocinar, ter gosto pela leitura, ser protagonista da própria história”, disse.

Salientou que sendo pessoas críticas, não precisamos concordar com tudo, mas é preciso saber dialogar com respeito. “Há que se ter coerência entre o que se faz, fala e pensa. É possível defender os meus interesses em união com o todo. Não há que haver imposição de ideias. Há que haver diálogo”.

Com 41 anos de magistério e atualmente cursando teologia, o professor Ivan falou da importância de se enfrentar os problemas com seriedade e serenidade. Em uma metáfora, comparou o campus a um corpo humano, onde todas os membros precisam estar bem para que o todo funcione bem. “Divisão não leva ninguém ao crescimento”.

No período da tarde, houve um momento de apresentação dos setores e quais as funções que cada um é responsável. Em seguida, os setores fizeram uma prestação de contas e esclareceram as dúvidas dos servidores.

Curso de Capacitação

inicio ano letivo 28Durante toda essa semana, os docentes e técnicos ligados ao setor de Ensino do Campus Pouso Alegre estão participando do curso de capacitação “Educação: tópicos especiais”, ministrado na Reitoria.

O curso fui pensado não somente para atender a uma legislação vigente, mas pelo fato de levar aos profissionais da educação, incluindo Pedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos em Assuntos Educacionais e Professores uma formação que possa atender às demandas no que diz respeito à inclusão, formas de avaliação e a prática docente.

Durante o curso, os servidores terão quatro módulos: Educação Inclusiva; Avaliação Processual, diagnóstica e interventiva; Prática Docente e qualidade de Ensino; Didática e Métodos de Ensino, totalizando 56 horas de capacitação. O curso está sendo ministrado pela pedagoga e mestre em Educação, Daniella Ribeiro do Vale e Silva Vieira.

Recepção dos alunos

Para receber os novos alunos e os veteranos para o ano letivo de 2019, estão sendo preparadas diversas atividades nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro.

Os cursos técnicos subsequentes e Licenciaturas terão horário normal das 19h as 22h30.

Os cursos técnicos integrados, cursos superiores de Engenharia Civil e Engenharia Química terão excepcionalmente horário das 7h20 as 11h50.

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre