Página inicial > Notícias > Aprendendo na prática

Aprendendo na prática

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 14h52 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 14h52

Alunos de Química apresentam experimentos na primeira feira de Ciências do Campus Pouso Alegre

feiraOs alunos do 1º ano do curso Técnico em Química tiveram a oportunidade de mostrar para a comunidade interna do Campus, um pouco dos ensinamentos da sala de aula. Foram 16 experimentos. "O aprendizado é muito mais efetivo quando os alunos vão desenvolver os projetos e conseguem juntar a teoria e a prática", explicou a professora Elgte Elmin Borges de Paula, coordenadora do projeto.

Com muita desenvoltura, as equipes apresentaram uma, duas, três vezes os projetos desenvolvidos. Mostraram os experimentos para os colegas, para alunos de Engenharia Química que também estavam sendo avaliados dentro de outra atividade e para os docentes. “Educação é isso! Sair da sala de aula para vir fazer outras coisas fora. Coisas favorecem o processo de ensino-aprendizagem”, comentou o professor Emerson Simões que avaliou a oratória dos alunos na apresentação dos trabalhos.

O professor de Biologia, Silas Santana Nogueira, destacou a efetividade de atividades como a feira de Ciências que fogem à rotina dos estudantes. E considerou a possibilidade de um novo evento. “Estamos planejando uma feira de Ciências da Natureza.”

Para os alunos, a experiência foi única, uma oportunidade de aprender mais sobre assuntos que não são de conhecimento geral. “Eu não tinha esses conhecimentos e não fazia a menor ideia de como funcionava alguns processos químicos. É interessante aprender coisas novas, ainda mais de uma maneira divertida”, disse Matheus Rufino, aluno do 2º INF.

Texto: Gustavo Oliveira Ferreira – Bolsista Conexão IF
Fotos: Sofia Ferreira Silveira – Bolsista Conexão IF