Página inicial > Notícias > Apresentação do programa

Apresentação do programa

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 16h13 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 17h12

Projeto EJA é apresentado a mais seis prefeituras

reuniao eja 06 de dezembroRepresentantes das Secretarias Municipais de Educação de Bicas, Inconfidentes, Leopoldina, Lima Duarte. Pedro Leopoldo e Piedade do Rio Grande participaram de uma reunião, no dia 06 de dezembro, com a equipe gestora do Projeto EJA. No encontro eles puderam conhecer melhor o projeto voltado para alunos da Educação de Jovens e Adultos.

A gestora do programa Eliane Ribeiro explicou que está sendo feito um levantamento de matrículas da EJA na rede estadual e percebe-se que muitas das pessoas que não concluíram a Educação Básica não estão matriculadas, alguns, inclusive já desistiram de concluir. “Entendemos que precisamos aproveitar esse recurso, esse incentivo para conseguirmos trazer essas pessoas para escola novamente e despertar nelas o interesse pela educação”.

Ao apresentar o programa ela mostrou os cursos que serão ofertados, sete na modalidade presencial e quatro EaD. Os cursos são destinados a alunos do segundo e terceiro seguimento da EJA. “São cursos com potencial de empregabilidade e procura de mercado de acordo com a demanda das regiões”. Ela explicou ainda que os municípios poderão ter turmas em mais de um curso desde que atendam ao número de alunos por turma.

De Leopoldina, Estela Matos disse que o município tem notado uma queda na procura pela EJA e o programa é uma oportunidade para mudar essa realidade. “Estamos empolgados com a reunião para ver se encontramos formas de atrair alunos para a EJA”

A mesma situação se repete em Piedade do Rio Grande. “Temos baixa aceitação da EJA no Município e acredito que essa parceria viria em bom momento para trazer novas oportunidades para o município”, disse Slaine Fernanda.

Situação igual vive a cidade de Pedro Leopoldo. “Temos verificado uma queda na procura pela EJA sobretudo no segundo seguimento de 5º ao 8º período. Estamos em busca de alternativas para reverter esse quadro e chamar a atenção desse público que é grande no município”, contou Natália Luize.

Os cursos do programa EJA-EPT serão ofertados no modelo concomitante na forma para alunos matriculados no segundo ou terceiro seguimento da EJA, com turmas mínimas de 30 alunos.

Ascom/Programa EJA
IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre