Página inicial > Notícias > Arduino Challenge

Arduino Challenge

Publicado: Terça, 22 de Junho de 2021, 14h10 | Última atualização em Terça, 22 de Junho de 2021, 14h14

Alunos do Técnico em Informática participam da primeira fase do torneio

competição arduiniAlunos do Curso Técnico em Informática Integrado participaram, nos dias 16 e 18 de junho, da primeira fase do Torneio Arduino Challenge, organizado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel.

O torneio foi organizado em duas fases. Na primeira, classificatória interna, as equipes da mesma instituição competem entre si e apenas uma é classificada para a fase final, marcada para os dias 23 e 24 de setembro. Nesta, a competição será entre todas as equipes classificadas.

Do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, 22 alunos, divididos em seis equipes participaram da competição. Eles foram assistidos e orientados pelos próprios instrutores do Inatel.

Para a coordenadora do Curso de Informática, Michelle Nery, “esse tipo de competição contribui com o aprendizado técnico fomentando a criatividade. E permite que o aluno desperte ainda mais o interesse na área de tecnologia”. Nessa primeira fase também foi possível propiciar uma interação entre os alunos, pois foram formadas equipes com alunos de anos diferentes.

Os alunos da equipe vencedora da primeira fase foram: Alexandre Calazans Possari, Guilherme Henrique da Silva, Sylvio Cézar Rezende Pereira e Yasmim Daina Guido do Nascimento, alunos do 3º ano.

Sobre o torneio

“O Torneio Arduino Challenge é um campeonato de robótica que tem como objetivo despertar, um olhar mais profundo ao universo da engenharia e tecnologia em alunos do ensino médio. Estruturado em formato de uma competição online, os alunos são convidados a montarem circuitos eletrônicos controlados por um Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, realizando etapas intermediárias chamadas de missões. Os conceitos usados estão relacionados às áreas de Robótica, Automação e Computação. O tema da competição neste ano é o mundo do Jurassic Park.”

Texto: Profª Michelle Nery
Revisão: Ascom/Campus Pouso Alegre