Página inicial > Notícias > Arquitetura e Paisagismo

Arquitetura e Paisagismo

Publicado: Terça, 08 de Janeiro de 2019, 12h39 | Última atualização em Quinta, 10 de Janeiro de 2019, 12h29

Curso FIC de Verão do Campus Pouso Alegre recebe 27 alunos de cinco instituições ensino

Curso fic arquitetura 2Teve início nesta segunda-feira, 07, o curso de Práticas Projetuais em Arquitetura e Paisagismo do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Serão quatro dias, 20 horas de aula. No primeiro dia os participantes aprenderam como gerar um programa de necessidades. No segundo viram formato de zoneamento e fluxogramas, e no terceiro e quarto dias, eles atuarão diretamente com a prática projetual que envolve desde a seleção de espécies em paisagismo até a sua aplicação na paisagem construída e a dinâmica de desenho e representação.

“Todo o curso está sendo pautado numa metodologia ativa e faz um link com as práticas projetuais de arquitetura e paisagismo já no mercado. São experiências profissionais do mercado que eles estão aplicando em projetos do campus. Além de favorecer a experiência projetual também vai colaborar com o campus com o nascimento de projetos que podem ser desenvolvidos aqui”, explicou o coordenador do curso, Prof. Gustavo Reis Machado.Curso fic arquitetura 4

O curso FIC – Formação Inicial e Continuada – tem a participação de 27 alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Técnico em Edificações, de cinco instituições diferentes - IFSULDEMINAS e UNA de Pouso Alegre, FAEX - Extrema, PUC Minas - Poços de Caldas e UFSJ - São João Del Rey. O objetivo é aprofundar a capacidade propositiva do aluno em relação à criação de espaços edificados e espaços abertos, de uso público e/ou coletivo, referenciados na análise crítica da área envolvente, na pertinência e adequação do programa arquitetônico ao lugar, e nas caraterísticas dos usuários.

Segundo Carlos Pereira, que é Design de Interiores e atua como instrutor voluntário do curso, a troca de experiências dos alunos ajuda no desenvolvimento dos projetos e na solução dos problemas. “Eles trabalham a criatividade, a parte técnica e a parte de resolução de problemas. Com essa troca de experiências de pessoas de diferentes instituições, o nível de acerto projetual se torna mais coerente a partir dessa vivência e de pontos de vista diferentes.”

Curso fic arquitetura 9Aluna de Arquitetura e Urbanismo pela PUC Minas de Poços Caldas, Marilaine Cristina Pereira Marques aprovou o curso. “Estou achando interessante porque é muito dinâmico. Acho extremamente válido para a experiência acadêmica e profissional, a gente ter noção de como é a vida depois de formado. Como já estou fazendo o meu TCC, é uma experiência a mais para depois da faculdade”.

O dinamismo do curso também chamou a atenção do aluno de Engenharia Civil da FAEX de Extrema, Mateus Pereira Braga. “Interessante ter um curso de extensão relacionado à arquitetura. Você pega a experiência de um aluno e de outro e isso vai ajudando. Pra mim é muito válido pois estou vendo muita coisa diferente do que vejo no curso de engenharia”.

A possibilidade de trocar experiência com alunos de outros cursos e de diferentes instituições foi o que motivou o estudante Carlos Eduardo da Silva, de Engenharia Civil do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre a se inscrever no curso. “Um curso que vai desde a idealização até a possível execução de um projeto é algo que completa muito. Por ser um curso que tem pessoas de outras instituições, a quantidade de informação que é trocada é muito maior que dentro de uma sala de aula. É um método que funciona de um modo bem mais prático”.

Também atua como instrutora voluntária no curso a Profª. Virginia Lambert, Arquiteta Urbanista da UNA - Pouso Alegre.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre