Arraiá do IF
Arraiá do IF promove a interação entre alunos, servidores e comunidade
Foi divertido o Arraiá do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Teve dança, comidas típicas, bingo, brincadeiras e a tradicional fogueira que aqueceu a noite fria de 11 de junho. Após dois anos de isolamento social por causa da pandemia da Covid-19, o que não faltou na festa foi animação. “Primeira vez que participo de uma festa do IF. Está muito legal, pessoal muito animado, comida boa. Não parei de me divertir um minuto”, contou Raul, um dos visitantes do evento.
A festa junina do IF reuniu cerca de mil pessoas entre alunos, servidores, familiares e a comunidade no entorno do campus. “Sempre bom ver gente nova depois desse tempo. Deu saudade de ficar assim, com bastante gente’, disse Pedro Henrique de Melo Balbino.
Para muitos dos visitantes, como a Clausiane, foi a primeira festa que participavam pós-pandemia. “Está muito gostoso”. Para os alunos do Campus, como a Lilith, do terceiro ano integrado, curtir a primeira festa do IF, era um momento muito esperado. “Estou muito feliz, depois de dois anos, finalmente, conseguir curtir a festa do IF. Estou adorando fazer parte desse momento”.
As danças
Forró, xaxado, carimbó e, claro, a tradicional quadrilha animaram a multidão. Teve até casamento caipira, fugindo um pouco dos padrões sociais, porque no IF, respeita-se a diversidade de gêneros.
As tradicionais danças nordestinas ficaram por conta dos alunos dos segundos anos dos cursos técnicos integrados e quadrilha reuniu todos os terceiros anos. Para o professor de Artes do Campus, Emerson Simões, “o bacana de uma festa como essa é que a gente permite que a família e a comunidade possam participar. É um momento de confraternização, de união e, depois desse período que a pandemia nos privou desse contato direto com as pessoas, é muito importante um evento como esse”.
Texto e fotos: Kensy Nobrn e Nicolas Ramos Silva ( alunos bolsistas do Projeto de Extensão “Conexão IF”)
Revisão: Luciene de Castro: Ascom/ Campus Pouso Alegre