Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Artes visuais
Início do conteúdo da página

Artes visuais

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 15h10 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 16h46

ImageticXs realiza oficina de artes e exposição de desenhos

Exposição ImageticXs 18O grupo de artes visuais ImageticXs, do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, realizou sua primeira exposição oficial. Num espaço montado em frente ao auditório, os integrantes do grupo apresentaram um pouco do seu trabalho e, na oficina de desenhos, os alunos deram asas à imaginação. As atividades aconteceram no dia do Desenhista. “O tema foi livre, mais para juntar as pessoas e fazerem elas conversarem e incentivar o gosto pelo desenho”, disse Emily Monique Correia do Vale – 2º TI – monitora do projeto.

Entre um traço e outro, uma cor aqui, um sombreado ali, os participantes da oficina foram redescobrindo o gosto pelo desenho. Alguns com traços mais rebuscados e, outros, desenhos simplistas, apenas para fugir do estresse da sala de aula. “Uma oportunidade para todos os alunos, tanto os que estão no projeto quanto quem não está. Quem não está pode ver os desenhos e se sentir inspirado. É um momento para se expressar.”, disse Manoel Afonso Ramos Rosa – aluno 2º TI.

“Eu achei muito interessante porque é um momento de espalhar cultura, demonstrar espontaneidade na arte. Eu acho que você desenhar é algo que você usa para relaxar, pra construir uma imagem que está na sua cabeça e é só sua e você pode colocar ela no papel através do lápis, do pincel, e isso é muito inspirador, uma forma de se expressar”, contou Eduarda Rezende Vitório – aluna 2º TI.

Para o professor de Artes do campus, Emerson Simões, a oficina de artes organizada pelo ImagetcXs foi um momento de se lembrar como o desenho está presente na história da humanidade. “A primeira forma de comunicação visual que a gente teve foi um desenho gravado numa rocha e agora os alunos estão aqui experimentando esse processo de criação. E aí olha para o desenho do lado percebe como o colega do lado está usando a perspectiva, a sombra, a proporção, o traço delineado, pontilhado. Estão aprendendo na prática termos técnicos dos livros de história da arte”.

O coordenador de Extensão do Campus, professor Paulo Cesar visitou a exposição. “O objetivo de incentivar a cultura foi atingido. Vi desenhos profissionais Exposição ImageticXs 7de alunos que estão começando, mas quem sabe esses iniciantes venham a se tornar profissionais também”.

O ImageticXs foi criado há dois anos e reúne estudantes dos cursos integrados e de graduação. São alunos que fazem caricaturas, mangás, pintura em tela, que gostam das artes visuais. Alguns já fizeram curso de desenhos em escolas profissionais, outros vão pelo autodidatismo. “O intuito do projeto é todo mundo que gosta de desenhar participar e não necessariamente você desenhar muito bem para entrar. Queremos integrar todos que tem essa paixão pelo desenho”, explicou Manoela Capristano Cunha – 2º ADM – monitora do projeto.

Quem faz parte do projeto como a Emily sabe da importância que ele tem no dia a dia. “É ótimo fazer parte do projeto porque conhecemos pessoas inspiradoras, compartilhamos nossos desenhos e todos se ajudam, há uma colaboração muito grande. É algo que eu amo e é muito importante para mim”.

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página