Aula inaugural
Aula inaugural do curso de formação de professores marca uma nova etapa no projeto EJA-EPT
O Curso de Formação de Professores “Metodologias Ativas e Tecnologias Para EJA”, o primeiro ofertado pelo projeto Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica, teve sua aula nesta segunda-feira, 29 de abril, transmitida pelo canal oficial do Campus Pouso Alegre no Youtube.
Na abertura, o Reitor do IFSULDEMINAS, professor Cleber Ávilla falou de sua satisfação em participar desse momento nobre na educação para jovens e adultos. “Esse programa tem um efeito sinergético, onde muitas mãos são dadas pelo bem geral da educação”.
Ele lembrou da importância dos IFs para a educação. São 41 unidades no país e no sul de Minas, mais de 30 mil alunos são atendidos. “Esse programa tem o DNA do Instituto Federal, que desde a sua criação sempre deu importância à educação profissional, conforme podemos ver na Lei n 11.892 em seu artigo 7”, explicou o Reitor.
Para o Pró-Reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, professor Luís Carlos Rocha, o projeto EJA-EPT contribui com a educação de grande parte da população que sempre foi negligenciada. “Esse projeto vai atacar diversas áreas, entre elas, ajudar no aprimoramento dos professores, alunos e consequentemente, o mercado de trabalho, que também será afetado”.
Em sua fala, o Diretor-geral do Campus Pouso Alegre, Professor Alexandre Fieno destacou que esse projeto vem sendo construído desde 2021, chegando, agora, à fase da formação dos docentes e, posteriormente, o atendimento aos sete mil alunos. “Desde o início, estabelecemos metas que estão sendo adequadas à realidade de cada aluno e município parceiro”.
Após as mensagens de boas vindas, a professora Ana Dantas Soares, realizou uma palestra sobre a importância da educação, com ênfase na profissionalizante. Ela explicou que podemos constatar que a história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, mesmo depois de tantos lutas e conquistas, ainda está em construção. “São muitos os desafios e inúmeras as barreiras que precisam ser superadas, mas, como afirmou Paulo Freire, há de se reconhecer que ela viveu um processo de amadurecimento que veio transformando a compreensão que dela tínhamos até pouco tempo atrás”.
Ela apresentou alguns dados que mostram o quanto os cursos educacionais aliados a profissionalizantes são importantes nesse país. Entre eles, um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) onde 35,9% dos brasileiros, na faixa etária escolar, não estão matriculados em instituições de ensino e não desempenham nenhuma atividade profissional, nem buscam um emprego por não terem uma formação educacional ou profissional.
Sobre a palestrante
A professora Ana Maria Dantas Soares é doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Mestra em Educação, especialista em Planejamento e Administração Universitária e graduada em Licenciatura em Pedagogia . Atualmente é professora titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Integra o corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola – PPGEA e do Programa de Pós-Graduação em Práticas de Desenvolvimento Sustentável- PPGPDS da UFRRJ. É colaboradora do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – PPGEDUC. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade- GEPEADS/UFRRJ, desde 2003. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, Educação Agrícola e Formação de Professores.