Página inicial > Notícias > Avaliação da Aprendizagem

Avaliação da Aprendizagem

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 12h39 | Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 12h43

Professora do IF apresenta instrumentos de avaliação no ensino remoto em webinar do LEM

Live joelmaJoelma dos Santos Bernardes, professora voluntária no IF Maranhão e na pós em Educação Matemática do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre, foi a convidada do LEM - Laboratório de Ensino da Matemática para o webinar “Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem e Ensino Remoto”, transmitido pelo canal https://www.youtube.com/watch?v=2s4tQMJ5wn8&feature=youtu.be .

Durante a live, a professora apresentou diversos instrumentos que podem ser utilizados como forma de avaliação da aprendizagem durante o ensino remoto. Apresentação de textos, entrevistas dentro dos objetivos de aprendizagem realizada em grupos, jogos na aula, relatos do que o aluno aprendeu, podcasts, aplicativos de aprendizagem, competição no tik tok, rubrica de aprendizagem, desenho, google forms, quis, portfólio, gamificação de conteúdos são alguns dos recursos metodológicos que podem ser usados pelo docente para a coleta de dados para a avaliação. “O professor, tendo cada vez mais conhecimentos das ferramentas tecnológicas disponíveis, pode, com criatividade, pensar quais são os melhores instrumentos para a coleta de dados para avaliação da aprendizagem do aluno”, disse.

Para Joelma, o atual contexto que o país vive diante da pandemia da Covid-19 exige uma mudança de comportamento. “Será que a prova tradicional que era aplicada em sala de aula atende essa nova realidade? Nesse novo contexto que vivemos, o ensino remoto traz habilidades e competências que muitas vezes não estávamos preparados. E talvez alguns docentes já tenham tido contato com alguma das plataformas que são realidade no ensino remoto, no EaD, mas vivenciar diariamente é algo novo e isso requer que tenhamos um novo jeito de pensar”.

A professora também falou da importância da avaliação no processo de ensino-aprendizagem não como uma forma de classificar os alunos como bons, live joelma 2medianos ou fracos, mas com um caráter formativo onde o docente atua como mediador no processo de ensino-aprendizagem utilizando-se de recursos que fazem parte do cotidiano dos alunos. “Nessa perspectiva, o professor consegue ter elementos pedagógicos para entender quais as dificuldades que os alunos tiveram em determinada situação. Com essas possibilidades de aplicativos para aferir a aprendizagem, o aluno se mostra autônomo, emancipado”.

Para a professora do IF, Danielli Ferreira, o webinar trouxe uma lição. “Temos um leque de instrumentos de avaliação que não apenas lista de exercícios, trabalhos e prova naquele formato que fomos formados. Estamos reproduzindo e não conseguimos pensar diferente porque são coisas que não vivenciamos. A avaliação a serviço da aprendizagem muda tudo como a gente tem pensado porque costumamos pensar a aprendizagem a serviço da avaliação. Virar essa chave é o principal que devemos fazer, usar a avaliação a serviço da aprendizagem e começar a ampliar, porque todos os instrumentos apresentados podem ser usados não apenas no estudo remoto, fora dele, eu acredito que a educação vai mudar”.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre