Página inicial > Notícias > Avaliação nutricional

Avaliação nutricional

Publicado: Quinta, 14 de Março de 2024, 12h20 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2024, 12h27

Alunos/atletas da equipe de vólei passam por avaliação antes das primeiras competições do ano

IMG 20240307 WA0014De olho nos Jogos dos Institutos Federais e competições locais e regionais, os 12 alunos da equipe de vólei masculino do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, passaram, recentemente, por uma avaliação com a nutricionista Edilaine Kawachi. “O objetivo principal é aprimorar a alimentação dos atletas, oferecendo conhecimento que possa ser um diferencial significativo em comparação aos demais times”.

O trabalho da nutricionista é voluntário, motivado pelo fato de que um dos atletas é seu filho. “Ao observar de perto a rotina dele e envolver-me em extensas conversas sobre jogos, amizades, postura e alimentação, pude perceber que os jovens demonstram um comprometimento notável com o esporte, sendo assíduos nos treinos e pontuais nos horários, no entanto, a questão da alimentação deixa muito a desejar. Identificamos uma lacuna a ser abordada, e foi assim que a ideia para o projeto ganhou forma”.

Durante a avaliação, foram coletados os dados pessoais de cada atleta, considerando a frequência e a rotina de treinos, incluindo atividades realizadas tanto na instituição, academia ou mesmo como hobby e questões relacionadas ao estado de saúde, como possíveis patologias de base. Ainda foram realizadas avaliações antropométricas, abrangendo parâmetros como peso, circunferências, altura, índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura e índice de padrão de crescimento. E também a biometria de cada atleta por meio da bioimpedância tetrapolar, utilizando valores de resistência e reatância e ângulo de fase para indicar o estado nutricional, completando os dados da antropometria.

Após a avaliação, os atletas receberam uma dieta especial, de acordo com o peso de cada um, começando pela quantidade adequada de líquidos a ser ingerida diariamente, tanto pré quanto pós treino. Também foram destacados alimentos saudáveis, preparações simples e acessíveis que os atletas podem incorporar na rotina, considerando, principalmente, meta calórica individualizada, levando em consideração peso, estatura, rotina de treinos e posição no time. “A proposta será experimentada em cada jogo, ajustada sempre que necessário e o resultado individual fará diferença no coletivo”.

De acordo com o treinador do time, Jonathan Marinho, a avaliação e o acompanhamento dos atletas pela nutricionista será muito importante para o desempenho da equipe nas quadras.

Para o atleta Jair Rafael Ribeiro do Prado, aluno do 1º ano de Engenharia Civil, as alterações na rotina alimentar já estão surtindo efeito. “Antes, alguns atletas ficavam muito tempo sem comer e apresentavam um rendimento muito baixo na quadra. A partir da avaliação e da dieta que a nutricionista passou, já foi possível ver a diferença nos últimos treinos”.

Aluno do curso de Edificações, Gustavo Elias Oliveira Lopes falou da importância da avaliação, dos treinos e da preparação para as competições. “Ainda temos algumas coisas para melhorar tecnicamente, o que vai acontecer com o tempo e com a união do time, mas acredito que estamos preparados para as competições”.

Com informações da nutricionista Edilaine Kawachi