Página inicial > Notícias > Campus mais verde

Campus mais verde

Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 15h26 | Última atualização em Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 15h28

Em uma ação coletiva entre servidores e alunos, a escola ganhou mais 20 mudas

O mutirão contou ainda com a participação do reitor do IFSULDEMINAS

Plantio de mudas no campus 13O período ainda é de férias, mas alguns alunos acordaram cedo nessa quarta-feira, 23, para colocar mão na massa, ou melhor dizendo, na terra. Em uma atividade conjunta com os servidores eles participaram do plantio de 20 mudas de palmeiras das espécies imperial e fênix, no entorno do Campus. O voluntariado contou também com o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli.

“Primeiro tem a questão ecológica, a arborização, com reflexo que veremos em três a quatro anos quando estas árvores estiverem maiores. E vejo uma outra questão que é esse mutirão que aconteceu aqui com servidores, alunos, o próprio reitor da instituição participando dessa iniciativa junto também com a diretora do campus. Isso demonstra a vontade de querer ver o campus sempre mais bonito. O Campus Pouso Alegre partiu do nada. Foi feita uma terraplanagem para a sua construção e era preciso reconstituir. E a comunidade se envolver pensando na ambiência e na questão ecológica é muito importante”, disse o reitor.

Para a servidora Mayara Lybia, a ação de hoje foi muito mais que uma manhã de trabalho coletivo. “Foi uma interação entre servidores e alunos. Tivemos uma aula de jardinagem com o reitor que nos explicou as etapas do plantio. Foi divertido e muito construtivo. Esse tipo de ação é muito positiva. E já estávamos pensando no futuro, quando essas árvores crescerem e pudermos contar que estávamos aqui, participamos do plantio e dessa história”.

Os alunos aprovaram a atividade e esperam que outras ações do tipo aconteçam. “É um momento que todo mundo se une para melhorar o campus. Uma ação integradora muito boa. Essa atividade de hoje pode acontecer sempre com a participação de mais alunos”, contou Luiz Guilherme Ferreira Pires – aluno do 3º ADM Integrado.

“Transformar esse espaço num lugar de convivência e não apenas num espaço onde o servidor vem trabalha e vai pra casa, ou o aluno que só estuda, parece uma coisa sutil, mas numa grande escala faz o campus ficar melhor pra nós mesmos”, disse Carlos Eduardo da Silva, aluno de Engenharia Civil.

Para manter as plantas saudáveis, foram cogitadas algumas ideias durante o almoço, enquanto os voluntários descansavam. Entre elas a possibilidade dos alunos ingressantes adotarem uma árvore ou os formandos terem uma árvore relacionada àquela turma que formou.

No início desse ano, alguns servidores e alunos também fizeram o plantio de mais de 500 mudas de sansão do campo, nome popular dado à Mimosa caesalpiniaefolia, uma espécie de leguminosa nativa do Cerrado usada como cerca viva. As mudas foram plantados no entorno do campus, próximo às grades de divisão de terreno e teve o apoio de servidores de outros campi.

Para o reitor, esse apoio entre os campi é o que faz a instituição cada vez mais forte. “Nós somos mais fortes porque somos unidos. Para acontecer esse momento, foi preciso do apoio de outros campi. Muzambinho cedeu as mudas, Inconfidentes o adubo, Poços cedeu a roçadeira. Essa interação leva a esse crescimento conjunto. Só assim conseguimos sobreviver ao momento”.

Outras trinta mudas serão plantadas na próxima sexta-feira.

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre