Página inicial > Notícias > Capacitação profissional

Capacitação profissional

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2024, 11h56 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 12h08

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos de 38 municípios são beneficiados pelos cursos do projeto EJA integrada à EPT, do Campus Pouso Alegre

WhatsApp Image 2024 09 17 at 11.55.37Com o mundo do trabalho cada vez mais exigente, a atualização profissional se torna uma necessidade evidente. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, de 2023, revelou que mais de 62% dos ex-alunos de cursos profissionalizantes conseguiram um emprego. Nesse contexto, a iniciativa do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, ao oferecer sete mil vagas, em cursos para a Educação de Jovens e Adultos, é extremamente relevante.

A educação profissional e tecnológica (EPT) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ela tem como finalidade preparar o cidadão para ajudá-lo na inserção e atuação no mundo do trabalho. Na região, o IFSULDEMINAS foi uma das 25 instituições aprovadas pelo Ministério da Educação a oferecer cursos profissionalizantes para estudantes regulares do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Até o momento, o projeto atende 38 municípios localizados em Minas Gerais, incluindo mais de 44 escolas das redes Estadual e Municipal. Neste início, são dez cursos na  modalidade de ensino presencial, com duração de 1 ano e meio. Para viabilizar essa ação, foi firmada uma parceria com a Secretaria de Ensino de Minas Gerais e as Secretarias de Educação de diversos municípios. As escolas parceiras do projeto estão recebendo kits de apoio à frequência dos alunos, que incluem lanche, material didático, brindes e o suporte necessário para as aulas práticas.

Segundo uma das idealizadoras desse projeto, Eliane Silva Ribeiro, o "EJA integrado à EPT" não apenas promove a educação formal, mas também integra a formação profissional, proporcionando aos alunos, ferramentas essenciais para adentrar ou se recolocar no mercado de trabalho. As aulas, que tiveram início em agosto, se estenderão até dezembro de 2025, o que oferece um tempo considerável para que os alunos possam se desenvolver adequadamente”.

Qualidade de ensinoWhatsApp Image 2024 09 17 at 11.40.15

Além de toda a estrutura de apoio educacional aos estudantes, o projeto EJA-EPT oferta de materiais didáticos personalizados, como apostilas, mochilas, camisetas e canetas, demonstrando um compromisso com a qualidade do ensino e com a experiência do aluno. Essa combinação de educação e suporte material é fundamental para que os estudantes se sintam motivados e preparados para enfrentar os desafios da carreira.

Parcerias

Foram consolidadas parcerias com as Superintendências Regionais de Ensino dos municípios de Barbacena, Campo Belo, Caxambu, Itajubá, Juiz de Fora, Manhuaçu, Passos, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Varginha e, através delas, 38 municípios e 44 escolas serão atendidas. Também foram formalizadas parcerias com seis prefeituras que ofertam EJA.

Cursos ofertados
Os cursos ofertados em cada escola foram definidos a partir da demanda de profissionais para cada município.

Os cursos são presenciais, com carga de 240 horas, ofertados durante três semestres (finalizando no ano de 2025), com aulas teóricas e práticas.

• Agente de Gestão de Resíduos Sólidos
  • Assistente de Controle de Qualidade
  • Laboratorista de Solos
  • Operador de Tratamento de Águas e Efluentes
  • Pedreiro de Alvenaria Estrutural
  • Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo MIG/MAG
  • Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
  • Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança
  • Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial
  • Recepcionista em Serviços de Saúde

Municípios Parceiros

Alfenas, Areado, Barbacena, Barroso, Botelhos, Campo Belo, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Conceição dos Ouros, Contagem, Diadema, Elói Mendes, Formiga, Guaxupe, Itajubá, Ilicínea, Jesuânia, Juiz de Fora, Lavras, Luisburgo, Machado, Maria da Fé, Monte Belo, Mutum, Paraguaçu, Passa Quatro, Passos, Pedralva, Pedro Leopoldo, Poços de Caldas, Rio Acima, Santa Rita de Caldas, Santo Antônio do Amparo, São José do Alegre, São Sebastião do Paraíso, Sapucaí Mirim, Três Corações, Varginha e Virgínia.

Texto: William Sanches
Revisão: Ascom/ IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre