Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Chá Pedagógico
Início do conteúdo da página

Chá Pedagógico

Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 14h55 | Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 14h55

Professor de matemática fala de suas experiências em salas de aula


quarta cha pedagogico 1Em sua quarta edição, o ‘Chá pedagógico’ trouxe a palestra ‘Educação na história do IFSULDEMINAS’, ministrada pelo professor do Campus Pouso Alegre, Mauro Alberti Filho, no dia 17 de maio. Ele falou um pouco sobre sua trajetória na rede federal e sobre as mudanças na educação profissional, mas o foco principal foram as suas experiências nas salas de aula.

O professor apresentou frases dos psicanalistas Sigmund Freud e Jacques Lacan e do psiquiatra Carl Jung e sobre esses pensamentos mostrou aos participantes do encontro, alunos das Licenciaturas em Matemática e Química do Campus Pouso Alegre, como atua junto aos seus alunos.

“Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada”. (Sigmund Freud)

Em seu primeiro contato com os alunos, o professor Mauro disse que procura mostrar que cada um deles é importante. Deixa claro que os ajudará no que for preciso, cobrando quando necessário, mas reconhecendo o esforço de cada um. ‘Estarei aqui por você, mas a caminhada é sua’.

O professor citou o exemplo dos filmes de artes marciais que se baseiam em histórias parecidas, onde os personagens principais são motivados a sair de sua zona de conforto, apanham muito, mas vencem no final. E entre o início e o fim, a trama fixa a ideia do treinamento. ‘A vida é assim. Primeiro você precisa de uma motivação, mas não vai conseguir o que quer num estalar de dedos. No filme, o protagonista apanha muito até que se sente forte e vence a luta de sua vida. Isso é a vida. Não é impossível, desde que você acredite e se prepare’.

“Você pode saber o que disse, mas nunca o que o outro escutou”. (Jacques Lacan)

A relação de convivência e de credibilidade é outro ponto que o professor Mauro procura frisar com seus alunos. ‘Eu quero que meus alunos saiam daqui diferentes de quando entraram. Eu nunca saí o mesmo, sempre saí melhor. E se eles fazem isso comigo, é meu dever fazer o mesmo por eles. Eles precisam saber que existe uma relação e que eu acredito nele’.

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”. (Carl Jung)

Ao considerar esse pensamento, Mauro Alberti falou da importância do professor avaliar as suas condutas e a energia que ele passa para seus alunos. ‘As vezes vemos o aluno repelente a nós, mas que energia passamos pra ele? Talvez ele esteja apenas nos refletindo’.

O professor ainda falou da responsabilidade que um professor tem na vida de seus alunos e da importância de que fazer com eles acreditem em si mesmos, em seus sonhos. ‘Só se tem força para tirar as pedras do caminho quando se sonha. O sonho não tem idade. Mas sonhar e não fazer nada é só um sonho. É preciso transpirar para fazer o sonho acontecer’.

Pelo Chá Pedagógico já passaram os professores Paulo Roberto Labegalini (professor do cursos de Engenharia Civil), Isaías Pascoal (professor de Filosofia, História, Sociologia) e o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli. O evento é promovido pelo NDE de Licenciatura em Matemática, Coordenação da Pós-graduação em Educação Matemática e apoio do NDE do curso de Licenciatura em Química.

Ascom/Campus Pouso Alegre
04/05/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página